Sou comprador

Apartamentos compactos: qual a diferença entre loft, studio e flat?

Publicado em 24/07/2019, por .

As tendências de comportamento estão transformando a planta e o tamanho dos apartamentos.

Apesar de terem algumas características em comum, os apartamentos tipo loft, studio e flat não são a mesma coisa. Todos são apartamentos pequenos e com cômodos integrados, o que responde ao modo de vida contemporâneo e às tendências de comportamento.

Com a vida nas cidades cada vez mais dinâmica e agitada, o tempo que se passa em casa é consideravelmente menor. Entretanto, as tendências de comportamento nos mostram que apesar de aproveitar a casa por pouco tempo durante o dia, é importante para as pessoas que este seja um tempo de qualidade, conforto e descanso. 

Por conta disso, os apartamentos pequenos que são práticos e confortáveis estão sendo cada vez mais valorizados. A tendência é de que as pessoas acumulem menos coisas, invistam em alguns itens de marcas que gostam e acreditam e passem a valorizar mais as experiências. O fato de a casa ser um espelho do nosso comportamento, dos nossos hábitos e nossa rotina, explica porque os lofts, flats e studios estão fazendo tanto sucesso. 

O que é loft? 

O apartamento tipo loft teve origem nos Estados Unidos e na Europa, entre os anos 60 e 70 e, se tornou uma grande tendência do mercado imobiliário. Esse tipo de apartamento é bem conhecido pelos brasileiros que gostam dos filmes e séries americanas. 

A proposta dos lofts surgiu com o objetivo de dar novo uso a imóveis comerciais, galpões, armazéns ou depósitos que estavam abandonados por não atender mais às necessidades tecnológicas da época, ou por conta de mudanças no zoneamento das cidades.

Na época, muitos investidores reformaram imóveis como estes para uso residencial. Por conta da arquitetura original desses espaços, os apartamentos acabaram tendo algumas características em comum:

✓ Geralmente tem em torno de 50m²;

✓ Os cômodos são totalmente integrados, com exceção do banheiro;

✓ Instalações e estrutura aparente, que remetem ao design industrial;

✓ Pé direito duplo ou pé direito mais alto;

✓ Aberturas amplas e altas;

✓ Revestimentos mais rústicos, como tijolos cerâmicos e piso de cimento queimado.

Atualmente algumas construtoras e incorporadoras no Brasil usam o termo “loft” para divulgar apartamentos que tem a maioria dos ambientes integrados, com uma planta de um a dois quartos e uma arquitetura mais contemporânea. Nestes apartamentos os elementos originais dos lofts costumam aparecer isoladamente, de forma que lembrem o conceito original mas se adequem ao estilo de vida e necessidades atuais das pessoas. 

Famílias cada vez menores e o fato do trabalho das pessoas estar cada vez mais misturado com a rotina da casa, são fatores que explicam o aumento da demanda por imóveis menores, com os cômodos bem integrados. A tendência regional é de que esse nicho do mercado imobiliário receba cada vez mais atenção e investimento, assim como os apartamentos de alto padrão. 

O que é um apartamento “studio”?

O apartamento studio também tem a maioria dos cômodos integrados, mas costuma ter mais paredes do que um loft, apenas um quarto e a metragem quadrada não passa muito dos 35m². Geralmente, este tipo de apartamento fica localizado em áreas estratégicas da cidade: regiões com boa infraestrutura de lazer, serviços e transporte coletivo.

Em alguns casos, os prédios com apartamentos studio também oferecem algumas facilidades aos moradores, como lavanderia coletiva e serviço de diarista.

Os apartamentos studio são uma ótima opção de investimento em regiões próximas à universidades e pólos empresariais. Aqui em Blumenau, existem vários apartamentos nessa configuração no bairro Victor Konder e no bairro Itoupava Seca, por conta da proximidade com a FURB e grande demanda de aluguel de apartamentos para estudantes. 

Conheça 05 razões para morar no Victor Konder. 

O que é um flat? 

O flats são um pouco maiores do que quartos de hotel, costumam ter um pequeno espaço de trabalho, quarto, banheiro e uma pequena copa. Os edifícios com flats, geralmente, dispõem de facilidades que são cobradas na taxa de condomínio, tais como: limpeza diária, restaurante/serviço de cozinha e lavanderia.

Uma grande vantagem desses imóveis também é a segurança e a localização – em maioria, estão localizados nos centros das cidades. Os flats são espaços perfeitos para quem viaja bastante a trabalho e precisa de muita praticidade ao chegar em casa, ou para quem passa apenas alguns dias da semana em uma determinada cidade.

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.