Sou comprador

8 Dicas para comprar um apartamento usado

Publicado em 04/03/2020, por .

Saiba o que procurar e o que evitar na hora de comprar um apartamento usado.

Comprar um imóvel usado pode ser um ótimo negócio pois, em algumas situações, ele custa menos que um imóvel novo na mesma localização e, quanto mais antigo, normalmente possui área maior sem perder conforto na infraestrutura.

1. Avalie o estado das áreas comuns

Mesmo que você não seja o tipo de pessoa que utiliza muito as áreas comuns do condomínio, é importante avaliar se estão em bom estado. Desde as áreas de lazer, como salão de festas e piscina, até as áreas de passagem – escadas e corredores – devem ser avaliadas. Afinal, você passará por esses locais todos os dias e é importante que eles tenham uma aparência agradável.

Além dessas áreas, é aconselhável que você dê uma olhada na entrada de pedestres e de veículos do condomínio, para avaliar se é um espaço seguro.

2. Questione sobre as chamadas de capital

Em edifícios mais antigos, manutenção ou reformas podem ser feitas com certa frequência. Às vezes, o valor do condomínio é baixo, mas as chamadas de capital para manutenções são frequentes. Sempre converse com o seu corretor sobre isso, ele poderá te informar se há ou não chamadas de capital em excesso.

3. Converse com os outros moradores do condomínio

Uma dica importantíssima! Nada melhor do que saber sobre o prédio com quem vive ali todos os dias. Converse e pergunte sobre a segurança, sobre a convivência entre vizinhos, possíveis problemas na edificação, como rachaduras e infiltrações, e tudo que possa te ajudar a tomar a decisão correta.

4. Conheça o entorno do prédio

Dica que vale tanto para apartamentos novos quanto antigos: conheça a vizinhança. Veja se o bairro possui mercado, farmácia, parquinhos e outros equipamentos de uso diário.

É importante se manter antenado às notícias da região para saber se abrirão shoppings, escolas, universidades, etc. Pesquise também sobre o plano de expansão territorial do município (loteamentos, parques e novas vias) e converse com um corretor ZELT, ele certamente irá te auxiliar com o assunto.

5. Se necessário, negocie vagas de garagem

Em prédios muito antigos, é comum encontrarmos apartamentos grandes com apenas uma vaga de garagem. Se você gostar muito de um apartamento e o número de vagas for um empecilho para compra, converse com o zelador ou síndico. Provavelmente eles saberão de algum proprietário que não está utilizando as vagas e pode querer colocá-las a venda ou para aluguel.

6. Contrate a avaliação de um profissional

Esta é, com certeza, a dica mais importante desse post: contrate um profissional para avaliar o imóvel antes de efetuar a compra. Profissionais de arquitetura ou engenharia podem fazer uma consulta ou visita técnica ao imóvel e apontar problemas ou qualidades que apenas alguém da área de construção civil pode observar facilmente.

7. Confira as instalações hidráulicas e elétricas

Se houver equipamentos instalados – chuveiros, torneiras, luminárias, etc – ligue e teste para ver se estão funcionando. A reforma de sistemas hidráulicos e elétricos são dois dos maiores gastos em uma reforma, então garanta que eles estejam em perfeito estado ou saiba que a troca deles será um investimento futuro.

8. Considere a possibilidade de integração

Essa dica é importante para apartamentos muito antigos, que possuem planta baixa que não condizem mais ao estilo de vida atual: dependência de empregada, copa e cozinhas afastadas da sala de estar, entre outros.

Atualmente, busca-se integrar os ambientes sociais da casa, mas isso é possível em alguns apartamentos e em outros não. Por isso, vale a pena saber se esse tipo de obra já foi feito em um apartamento que tenha a mesma planta que o seu, tornando essa possibilidade viável. E claro, qualquer obra estrutural se faz indispensável o acompanhamento de um engenheiro para que tenha certeza de não afetar a estrutura do prédio ou do apartamento.

Essas são as 8 dicas principais sempre usadas por nossos corretores para avaliar se um imóvel usado é um bom investimento. Se você está pensando em investir em imóveis, não deixe de conferir este e-book que preparamos com 5 passos para você comprar um imóvel sem preocupação.