Dicas da Zoe

5 Dicas para decorar seus ambientes em época de Natal

Publicado em 21/12/2020, por .

O Natal é uma época muito especial do ano, em que as famílias se reúnem para celebrar a data e compartilhar momentos. Por isso, o ambiente onde acontecem essas confraternizações costuma ser decorado para proporcionar ainda mais aconchego e emoções aos amigos e familiares.

Confira abaixo as dicas que selecionei especialmente para deixar os ambientes do seu lar ainda mais acolhedores e tornar o seu Natal ainda melhor!

By Susan Pasta

Defina seu estilo

Antes de mais nada, é fundamental que você decida como deseja decorar o seu lar para o Natal: de forma mais minimalista, com muitos detalhes e objetos, quais as cores principais que você quer utilizar, enfim, tenha em mente o estilo principal que você utilizará na sua decoração natalina.

Precisa decorar a fachada?

O principal pensamento, ao escolher a decoração natalina de cada ambiente do seu lar, é considerar a receptividade, ou seja, como seus convidados se sentirão ao chegar no local para compartilhar esses momentos.

Mas também é muito importante que você se sinta confortável, afinal, é o seu cantinho. Então como já mencionei, faça escolhas que agradem ao seu gosto pessoal e proporcionem aconchego a todos os convidados.

Com relação à fachada da sua casa, se desejar decorar, alguns itens podem fazer toda a diferença:

Luzes: tradição essencial para quem gosta de decorar para o Natal, as luzes piscantes proporcionam uma sensação de alegria e festividade, que combinam muito com a data. Além disso, espalham essa energia pela vizinhança, conectando a sua família com os outros moradores da região.

Enfeites diversos: liberte toda a sua criatividade ao escolher como enfeitar a sua fachada, pois há muitas opções principalmente envolvendo diferentes tipos e tamanhos de bonecos do Papai Noel, trenós, renas, toucas de Natal, etc., que podem ficar pendurados ou dispostos pelo seu jardim.

Árvores: se você possui um quintal com árvores ou pomares, pode decorá-los como quiser, utilizando luzes, bolinhas, neve artificial, objetos feitos por você ou pelas crianças, etc.

Outras plantas: é comum também utilizar ramos artificiais para criar um ambiente mais aconchegante, e geralmente esses itens verdes dão um ar mais leve à decoração. Para isso, você pode distribuir essas plantinhas pelo jardim, pendurar ramos na sacada, ou até reutilizar vasos antigos que estão guardados há um tempo, adaptando-os para a decoração natalina.

Enfeites para utilizar na entrada do imóvel

Essa dica vale tanto para quem mora em casa quanto para quem vive em apartamento! Afinal, esse será o primeiro contato dos convidados quando chegarem para o Natal, então tornar a entrada do seu lar mais receptiva faz com que a festa comece com o pé direito.

Nesse ambiente você pode utilizar:

Guirlanda: esse item é tradição assim como as luzes, e quem curte decorar para o Natal geralmente investe em uma linda guirlanda. Existem modelos para todos os gostos, desde minimalistas até cheios de detalhes, então opte por um que agrade seu gosto pessoal, e quem sabe até crie a sua própria guirlanda! Em algumas lojas você pode desenvolvê-las com o auxílio de artesãos.

Tapete: o comum “seja bem-vindo” pode ser substituído nessa época do ano por um item com tema natalino, para recepcionar os seus convidados.

Enfeites diversos: se você possui alguma mesa perto da entrada do seu lar, pode ser interessante decorá-la com objetos que tragam um charme a mais ao seu ambiente, como velas, taças, vasos, objetos decorativos de porcelana ou outro material, como por exemplo um pequeno Papai Noel, uma mini árvore de Natal, entre outros.

Itens criados por você: alguns objetos podem ser criados do zero se você gosta de artesanato ou costuma criar com seus filhos ou sua família. E como esse é um momento especial para reunir as pessoas que você mais ama, mostrar esses itens artesanais pode trazer ainda mais carinho para a sua festa.

A atração principal: árvore de Natal

A cada ano que passa, o número de opções de enfeites para decorar a sua árvore de Natal aumenta, e faz com que você possa escolher entre inúmeros estilos para montar a sua!

São muitas opções de cores, luzes, enfeites e tamanhos, então para te ajudar selecionei os principais fatores que você precisa considerar ao montar sua árvore de Natal:

Tamanho: existem árvores bem pequenas, que você pode colocar em cima de alguma mesa que já tenha no ambiente, e árvores enormes, que ficam encantadoras quando bem decoradas. A sua escolha dependerá do espaço que há no ambiente onde pretende colocar sua árvore e de quantos enfeites você possui, ou deseja adquirir, para decorá-la.

Bolinhas: essa escolha dependerá do estilo e das cores que você quer utilizar para toda a sua decoração. Também há diferentes modelos de bolinhas para o pinheiro de Natal, com brilho, mais simples, com desenhos, lisas, e de variados tamanhos (que dependerá também do tamanho da sua árvore). Uma dica de ouro para a sua árvore de Natal é utilizar bolinhas menores nos galhos de cima e bolinhas maiores na parte debaixo do pinheiro, pois essa variação de tamanhos cria uma harmonização na sua decoração.

Luzes: se você desejar enfeitar sua árvore de Natal com luzes piscantes, há uma infinidade de cores e modelos que podem ser utilizados, desde uma cor como branco ou amarelo até luzes coloridas, então utilize seu gosto pessoal e faça a árvore do seu jeitinho em cada detalhe. Mas fica uma dica importante: na hora de montar sua árvore, utilize sempre o “pisca-pisca” antes dos enfeites, para facilitar a montagem dos enfeites depois, sem ter problemas com os piscas. Ah, e teste as luzinhas antes de colocar na árvore, para não ter surpresas na hora de ligar depois de montada a decoração.

Outros enfeites: É possível utilizar outros enfeites pendurados como bonequinhos do Papai Noel, mini renas, mini bonecos de neve, e até bolinhas personalizadas com nomes ou sentimentos. Use toda a sua criatividade para montar sua árvore, e se abra para novas experiências!

Decorar a árvore de Natal, e até os outros ambientes do lar, é muito mais divertido quando feito com pessoas que você ama! Então chame as crianças, seu cônjuge ou familiares e amigos e torne esse momento mais especial.

Hora de reunir a família: os detalhes da mesa de jantar

A ceia natalina é um momento muito especial dessa época do ano, em que a família se reúne para compartilhar sentimentos e prosperar a união. Por isso, a decoração da mesa pode espalhar ainda mais aconchego e felicidade a cada membro da família.

Confira algumas dicas especiais para deixar a mesa de jantar ainda mais linda no Natal:

Toalha e jogo americano: crie uma harmonização entre as suas escolhas, combinando a toalha de mesa com o jogo americano. E se optar por uma toalha com muitos detalhes, escolha um jogo americano mais neutro, para que a sua mesa não tenha informação demais.

Pratos e talheres: você pode optar por utilizar pratos e talheres mais lisos, se escolher um jogo americano bem chamativo, ou ainda, utilizar pratos personalizados com o tema natalino se o restante da sua decoração for mais minimalista. Lembre sempre de criar um ambiente confortável para seus convidados!

Taças: para complementar a escolha dos pratos e talheres, harmonize as taças com o estilo escolhido, pensando em quais bebidas serão oferecidas na ceia de Natal, para escolher os formatos adequados.

Objetos decorativos: um toque final pode ser a utilização de itens como velas, por exemplo, para finalizar a decoração da mesa de jantar.

Como você pôde perceber, a decoração de Natal faz a diferença na hora de criar um ambiente especial para a família e para os amigos nessa época do ano.

Então, escolha os detalhes com carinho e prepare os ambientes do seu lar para receber de braços abertos as pessoas especiais!

Um abraço,

Susan Pasta

Instagram: @susanpasta_projetosedesign

Facebook: Susan Pasta Interiores

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.