Dicas da Zoe

5 Dicas para deixar seus ambientes mais aconchegantes

Publicado em 26/07/2019, por .

Você anda cansada dos ambientes da sua casa, ou acabou de alugar um imóvel, e acredita que estão faltando alguns toques para que fique mais aconchegante? Bom, saiba que alguns truques simples e práticos podem resolver muito bem essa questão do aconchego. Hoje vou falar de alguns detalhes que realmente fazem a diferença na decoração dos espaços, transformando o seu lar em um ambiente mais agradável e sem muitos gastos. Vamos lá?

ALMOFADAS (e talvez algumas mantinhas…)

Talvez esse seja uma das ideias mais simples de ser colocada em prática, mas nem por isso será a menos notada. É fato: colocar almofadas no sofá e nas poltronas traz uma sensação de conforto imediato!

O ideal é utilizar uma quantidade que não ocupe o móvel todo, mas que complemente. Aqui o que vale é ser criativo: use cores, estampas, ou ainda, texturas e claro, não esquecendo de harmonizar com o restante do ambiente.

Outra ideia que complementa o sofá e dá um clima diferente para a casa, é deixar as mantas ou cobertores à mostra, tanto exposta no sofá ou até mesmo dentro de cestos (aramados ou de palha) que já ajudam a decorar o seu ambiente e também já deixa com uma carinha de inverno.

O melhor das duas ideias é a facilidade que se tem em alterar sempre que você quiser ou achar necessário.

PLANTINHAS!

Vocês sabem que eu adoro um verdinho nos meus ambientes né? E a melhor notícia é que, além de trazer vida para o espaço, as plantas também contribuem com o conforto térmico do local.

Aqui também podem surgir várias maneiras de compor: plantas pequenas, médias ou grandes (sempre atentando para que estas não atrapalhem as tarefas diárias). E uma opção para quem não tem muito espaço é optar por um jardim vertical, composto por cachepôs ou quadros vivos ou até mesmo vasinhos auto-irrigáveis com temperos que na cozinha por exemplo, além de decorar, traz um aroma gostoso ao ambiente e você pode ter temperos fresquinhos para cozinhar.

TAPETES

LUZES

Engana-se quem acredita que a iluminação não pode ajudar no aconchego. Com uma iluminação bem pensada e projetada, os espaços podem ficar mais claros ou mais penumbra (quando necessário), e com isso os ambientes ficam mais aconchegantes. Existem vários tipos de lâmpadas e algumas cores de luz que vão dando esses efeitos que cada ambiente precisa, mas entrarei mais em detalhes sobre isso em um próximo post.

Lembre-se que a iluminação natural também pode ser bem trabalhada a partir de tecidos leves como cortinas, ou até a ausência destas.

PERMITA-SE DESCOBRIR NOVOS CHEIROS

Utilizar de velas e aromatizadores também é uma ótima ideia para trazer aconchego para os ambientes. 

Velas não precisam ser utilizadas apenas em raras situações e tem umas perfumadas que são uma delícia (eu amo e uso as da Voluspa), e mesmo assim, também é possível utilizar aromatizadores em difusores ou spray de ambiente e de roupas que você pode estar espirrando em cortinas e roupas de cama. 

Essas são apenas algumas dicas de como deixar o seu lar aconchegante mas existem outras opções e tudo vai depender de alguns fatores, como o estilo, o espaço, a iluminação existente e por aí vai. 

E aí, gostou das dicas ou não sabe nem por onde começar?  Leia aqui 4 Momentos em que Você Deve Contratar uma Designer de Interiores.

Dúvidas? Entre em contato:

Instagram: @susanpasta_projetosedesign

Facebook: Susan Pasta Interiores

Um abraço,
Susan Pasta

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.