Antigamente o bairro Escola Agrícola era chamado de bairro Asilo, por isso alguns blumenauenses ainda o chamam assim. O bairro fica localizado na região central do município de Blumenau e faz limite com outros cinco bairros da cidade, são eles: bairro Do Salto, Água Verde, Itoupava Seca, Vila Nova e Salto Weissbach. A Escola Agrícola vem crescendo significativamente nos últimos anos. Além de concentrar cada vez mais comércios e serviços, o bairro também cresce em unidades habitacionais e número de moradores. Confira estes cinco motivos para procurar por casas e apartamentos na Escola Agrícola!
O bairro Escola Agrícola tem histórico de ter uma comunidade engajada. Originalmente conhecido como Asilo, o bairro foi criado em 1956 e somente em 2004 passou a se chamar Escola Agrícola, através de um pedido feito pelas Associações de Moradores. Ainda hoje o bairro conta com uma grande quantidade de associações e com inúmeras redes de vizinhos.
A história do bairro retrata o quanto a comunidade sempre se mostrou muito participativa (trocar esse termo pois está igual no parágrafo anterior) nas questões da cidade e nas ações sociais. Antigamente a região era conhecida como Escola Agrícola por ter sido criada uma escola agrícola em 1938, com o objetivo de acolher meninos carentes, e proporcionar que eles tivessem acesso à educação, alimentação e profissionalização.
Além de fazer limite com outros cinco bairros da cidade, o bairro Escola Agrícola é considerado parte da região central de Blumenau, junto com os bairros Vila Nova, Victor Konder, Ponta Aguda, Jardim Blumenau, e Ribeirão Fresco. O bairro Escola Agrícola está próximo ao centro da cidade, e também possibilita que em poucos minutos seja possível chegar à região da Furb e a Vila Germânica.
O bairro também fica próximo das principais saídas da cidade: Via Expressa, viaduto da Mafisa e BR 470. A localização estratégica da Escola Agrícola proporciona ótima mobilidade urbana, tanto para quem trabalha na região central de Blumenau, quanto para quem mora no bairro e precisa trabalhar em cidades vizinhas. Confira mais dicas e informações de como a mobilidade pode interferir na escolha do seu imóvel.
– Distância da Escola Agrícola até o centro de Blumenau: aproximadamente 6 Km.
– Distância da Escola Agrícola até Parque Ramiro Ruediger: menos de 5 Km.
Quem mora e vive em Blumenau, sabe que um do maiores medos da população são as enchentes que acontecem na cidade esporadicamente. O bairro Escola Agrícola tem 153 ruas, sendo que nenhuma delas é atingida por enchentes. Para quem mora em áreas baixas da cidade, esse pode ser um excelente motivo para programar uma mudança. O crescimento do bairro teve grande impulso a partir de 1983 e 1984, exatamente quando praticamente todas as regiões do município (exceto a região sul, constituída de montanhas) foi duramente castigada por enchentes da cota 16 metros.
O fato de estar livre de enchentes é com certeza a principal razão para considerar morar na Escola Agrícola, e conta muitos pontos para quem está escolhendo um bairro para morar em Blumenau. O bairro conta inclusive com dois abrigos da Defesa Civil para receber pessoas que são afetadas pelas enchentes em outros bairros da cidade.
Por estar localizado entre importantes bairros da cidade, a Escola Agrícola apresenta intensa circulação de veículos e pessoas durante todo o dia. O bairro tem uma infraestrutura muito semelhante à de outros bairros muito procurados para morar, como a Vila Nova e Victor Konder, mas com um valor de mercado ligeiramente menor. Essa é uma questão importante a ser considerada enquanto estiver pesquisando e comparando imóveis para comprar ou alugar em Blumenau.
A demanda por apartamentos, seja para alugar ou para comprar, na Escola Agrícola têm aumentado consideravelmente. Constantemente estão sendo lançados e construídos novos empreendimentos por essa região que vale a pena conferir e avaliar o custo/ benefício.
Apesar de ser um bairro onde o uso e a ocupação do solo é predominantemente residencial, as ruas Benjamin Constant, Almirante Barroso e José Deeke cruzam o bairro e concentram muitos estabelecimentos voltados ao comércio e à prestação de serviços. O bairro conta também com uma pequena feira livre – um sacolão de frutas e verduras frescas.
Por estar localizado na região central de Blumenau, se comparado a outros bairros da cidade, o custo de vida de quem mora no bairro Escola Agrícola não é alto. Apesar de variar bastante de acordo com a região do bairro escolhida para morar, o fato de estar perto de comércios e serviços, e não muito distante do centro da cidade, faz com que os custos do dia a dia sejam reduzidos. Os deslocamentos para quem mora na Escola Agrícola tendem a ser pequenos, e o bairro conta com muitas instituições de ensino.