Dicas da Zoe

6 dicas para renovar um ambiente gastando pouco

Publicado em 12/07/2019, por .

Você anda precisando renovar alguns ambientes da sua casa, mas financeiramente não é possível encaixar uma grande reforma? Ou está decorando o seu primeiro apartamento, e precisa de inspiração para transformar o imóvel com pouco?

Então o artigo dessa semana é para você! Hoje vou dar algumas dicas incríveis de como reformar, ou redecorar, o seu lar, gastando pouco 🙂

Vamos lá? É hora de colocar a mão na massa e deixar a inspiração tomar conta!

By Susan Pasta

1. Organize-se… ou melhor: REorganize-se!

A primeira, melhor, e talvez mais barata de todas as formas de se renovar a sua casa é através de uma simples organização! Isso mesmo… Uma arrumação feita bem ao fundo, pelo menos duas vezes por ano, é sempre recomendada para trazer novos ares ao lar. 

Livre-se do que não precisa mais (de preferência, doe para alguém que precisa!), e compre cestos, caixotes ou caixas organizadoras para manter tudo no devido lugar. Essas opções têm baixo custo e servem como nicho para guardar de tudo: livros, documentos e até vinhos! 

Uma outra opção, é investir em prateleiras, que além de dar suporte para objetos decorativos, ajudam a organizar o ambiente deixando-o mais clean.

2. Traga mais vida para as suas paredes!

Pintar uma parede de uma cor diferente pode parecer ousado para muitos, mas eu juro que pode ser muito simples!

Basta escolher um tom que encaixe no espaço, contrastando com os móveis e decorações já existentes. A cor escolhida dará um ar totalmente diferente ao ambiente, e não irá te custar muito.

Uma dica para quem quiser descontrair é optar por tintas que transformam as paredes em lousa, deixando o espaço livre para os criativos de plantão…ou para as crianças!!!! ou uma tinta magnética que pode transformar um cantinho em mural de fotos.

3. Não esconda suas memórias!

Quadros e recordações foram feitos para personalizar os seus ambientes, trazendo muita expressão e, por que não, boas memórias?

Uma simples composição pode mudar totalmente o visual do ambiente, preenchendo o vazio e deixando o espaço mais charmoso e aconchegante.

4. Faça das verdinhas as suas melhores amigas!

Se você realmente precisa modificar o ambiente com pouquíssimo dinheiro, faça das plantinhas as suas melhores amigas. 

Plantas e vasinhos trazem cor, alegria e muito frescor para os ambientes, e algumas ainda espalham aromas pelo ar. Além disso, é uma ideia simples e rápida para se executar, já que não custa muito. Se você é um pouco descuidado, a minha sugestão é então, investir em suculentas: plantinhas que demandam poucos cuidados quando o assunto é água e sol.

Outra opção, é ter uma hortinha em algum lugar, como a cozinha ou área externa. Os vasos podem ser preenchidos com temperos que além de servirem de decoração, trarão aquele cheirinho delicioso e ajudarão no frescor do preparo das suas refeições. Por falar nisso, hoje existem os vasinhos autoirrigáveis que são uma excelente pedida principalmente para quem mora em apartamento e tem que ter o cuidado com a questão de água. (podemos até citar que isso pode ser tema para um próximo post)

5. Invista em acessórios como tapetes e almofadas!

Se você tem tapetes e almofadas guardados, está na hora de colocá-los de volta nos ambientes, já que acessórios como estes trazem cor e conforto para qualquer espaço, além de possivelmente aquecê-los.

Quando se pensa em renovar um ambiente, as almofadas geralmente são os primeiros itens em que pensamos, mas vale a lembrança: é necessária harmonia no mix de cores, para que elas conversem entre si!

6. Transforme seus móveis!

A última dica é talvez uma das mais criativas, menos custosas, mas a que, talvez, demande mais tempo.

Se você tem algum móvel de família, ou algum item que está pensando em se desfazer, pare tudo e pense duas vezes: por que não restaurar o móvel ou transformá-lo em algum outro item?

Pense bem: com pouquíssimo investimento você reinventa a sua decoração e ganha um item exclusivo e cheio de história. Vale qualquer coisa: transformar uma aparador em mesa, ou pintar as cadeiras de cores diferentes. O importante é ser criativo e sempre lembrar do ambiente em qual você irá colocar o novo-velho móvel.

Pronto! Agora que você já tem algumas dicas incríveis na manga para decorar o seu lar gastando pouco, é só colocar em prática!

Gostou, mas não sabe por onde começar? Leia aqui 4 Momentos em que Você Deve Contratar uma Designer de Interiores.

Dúvidas? Entre em contato:

Instagram: @susanpasta_projetosedesign

Facebook: Susan Pasta Interiores

Um abraço,
Susan Pasta

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.