Quando um imóvel é colocado a venda ou disponibilizado para locação, muitos pontos são considerados na avaliação imobiliária. Além da localização e da infraestrutura disponível no entorno, o estado de conservação do imóvel é fundamental para definir o valor de venda ou locação.
Geralmente, os proprietários decidem vender ou trocar de imóvel muito antes de realmente colocar essa ideia em prática e, o que que acontece nesse meio tempo, é a depreciação do imóvel. Pois, geralmente nesse período, os moradores deixam de fazer as manutenções necessárias. Para evitar que isso aconteça, temos algumas dicas exclusivas que, além de aumentar o valor do seu imóvel, também podem acelerar a venda ou locação.
Se você está disposto a investir um pouquinho no imóvel para ter um retorno financeiro maior, fazer pequenas reformas é a primeira coisa a ser feita. Itens simples e rápidos de serem executados, como a pintura das paredes do imóvel e a troca do piso, já mudam completamente a aparência e aumentam o preço de venda.
Uma dica importante, caso você opte por fazer pequenas reformas: escolha cores neutras, tanto para o piso quanto para as paredes. Cores claras e neutras tendem a agradar mais pessoas, e aumentam consideravelmente as chances de venda.
Algumas vezes, os proprietários não querem fazer nenhum investimento para reformar o imóvel, ou mesmo, não é necessário. Nesses casos, vale olhar com atenção para alguns itens que podem precisar de pequenas manutenções como, por exemplo:
✓ Espelhos dos banheiros que estejam oxidados;
✓ Portas e decks de madeira que precisam de verniz;
✓ Jardins com grama que precisam ser roçados;
✓ Lâmpadas queimadas ou com tonalidades diferentes;
✓ Forros dos banheiros que possam estar com manchas de umidade;
✓ Portas, janelas e persianas que não estejam fechando direito;
✓ Puxadores dos móveis que estejam quebrados;
✓ Paredes que estejam com furos e danos por conta de elementos decorativos e precisam de correções com massa corrida.
Quanto menos o comprador precisar investir e quanto mais rápido puder se mudar, melhor para aumentar o valor do imóvel. Claro, estamos falando de imóveis pronto para usar, na grande maioria usados.
Em casos onde a mobília da casa ou do apartamento esteja muito danificada ou muito antiga, é recomendado que se retire os móveis antes de disponibilizar e anunciar o imóvel para venda, mesmo que não haja reaproveitamento dela. Muito provavelmente, o novo morador não ficaria com a mobília de qualquer forma, e isso vai fazer com que ele economize tempo e dinheiro, além de deixar o imóvel com um aspecto melhor e mais atraente. Com isso, automaticamente o valor do imóvel pode aumentar.
Se for possível, saia do imóvel e realize a sua mudança antes de anunciá-lo para venda. Além de facilitar o agendamento de visitas, os compradores interessados não irão encontrar objetos e decorações pessoais como fotos, quadros e almofadas. Isso faz com que eles consigam imaginar seus móveis e decoração no espaço e já se visualizam vivendo neste novo local com mais facilidade. Caso fazer a mudança não seja possível, a recomendação é que sejam escondidas as decorações e fotos particulares durante o processo de venda.
Se você está preparando sua mudança, não deixe de conferir nossas dicas de como ganhar tempo e evitar contratempos.
Caso o imóvel seja um apartamento, também é importante observar o estado de conservação da fachada do prédio, do hall de entrada, das áreas externas e outros espaços comuns (como salão de festas e academia). Se algum desses espaços estiver muito danificado, vale levar a pauta de pequenas reformas para as reuniões de condomínio para valorizar o imóvel, visto que isso irá beneficiar a todos os condôminos.
Caso o seu prédio esteja em reforma ou com a pintura da fachada programada, e você puder esperar, pode valer a pena aguardar um pouco para vender o imóvel com um valor maior após a finalização dos trabalhos.
Tente se informar de possíveis obras públicas e melhorias no entorno, como: asfaltamento de vias, revitalizações de praças e calçadas, troca da iluminação pública, pontes, viadutos, entre outros. Dependendo do prazo programado para que o poder público realize essas obras e investimentos, vale a pena aguardar um pouco a valorização do imóvel.
O mesmo acontece com imóveis que se localizam próximos de futuras instalações de shoppings centers, grandes fábricas e supermercados. Se a sua intenção é comprar um imóvel para revenda, esse é um ponto muito importante a ser considerado.
Para que a venda do imóvel seja rápida e facilitada, garanta que o imóvel tenha o habite-se, esteja com o IPTU quitado, e esteja em dia no Registro de Imóveis. Importante: se você tiver a escritura do imóvel não se esqueça de levar ao registro para que conste a operação na matrícula do imóvel. Somente após esse passo que será possível vender e transferir a propriedade do imóvel publicamente.
Caso a sua intenção seja alugar o imóvel, vale a pena investir em uma mobília básica sob medida para as áreas molhadas: banheiros, cozinha e área de serviço. Além de aumentar o preço, também irá aumentar bastante o número de interessados e agilizar a locação.
Apesar de precisar de um pequeno investimento inicial, você não ficará com o imóvel fechado por muito tempo e irá começar a receber o valor mensal do aluguel com mais rapidez.
Quando alguém agenda a visita ao imóvel, significa que existe um grande interesse. Para melhorar a impressão das pessoas sob o imóvel e tornar a atmosfera da visita mais agradável, mantenha os vidros limpos, tampe ralos que eventualmente possam ocasionar mau cheiro, deixe um aromatizador no espaço e abra as janelas semanalmente para ventilar o imóvel.
Para te auxiliar na venda ou troca do seu imóvel, procure os corretores ZELT. Podemos facilitar o processo e poupar seu tempo, nossos profissionais podem auxiliar com dicas para aumentar o valor seu imóvel e fazer você ganhar mais.
Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.