Hoje em dia, é normal alugar um imóvel sem fiador, utilizando outras opções mais simples e menos incômodas do que ter que pedir para alguém ser seu fiador. Nesse post, vamos explicar cada uma das três opções e quais as vantagens e desvantagens de cada uma dela.
É um serviço de seguro como outro qualquer, contratado através de uma seguradora. Você contrata e no caso de alguma eventualidade, ela arca com o valor do aluguel e encargos. O preço do seguro fiança pode custar até 2x o valor do aluguel por ano e pode ser parcelado de acordo com a política de parcelamento da seguradora, mas normalmente em até 12x, e é cobrado diretamente no valor do aluguel, através da imobiliária.
A desvantagem é que você não receberá o valor ao final do período de locação, como no caução. A vantagem é que o pagamento é diluído em parcelas e tem inúmeros benefícios para o dia a dia do locatário, como chaveiro de emergência, encanador, entre outros, além de cobrir atrasos de condomínio e IPTU.
Vale reforçar que apesar do seguro fiança cobrir as despesas de aluguel e encargos é sempre imprescindível acertar estes valores posteriormente com a própria seguradora, que pode cobrar juros e multa pela ocorrência.
Essa é com certeza a opção mais nova e menos burocrática para quem não tem um fiador, já que basta ter um cartão de crédito para utilizá-la. Para contratar o serviço, o locador precisa ter a última fatura do cartão paga e todo o cadastro é feito online e a aprovação leva poucos minutos, não sendo necessária nenhuma ida ao cartório ou ao banco.
O cartão deve ter limite de pelo menos 4 vezes o valor mensal do aluguel, mas este limite pode ser calculado com base nas faturas de cartão de até quatro pessoas que viverão no imóvel, desde que se comprove o vínculo de cônjuge ou pais e filhos. A taxa para contratação do serviço custa a partir de 8% do valor total do aluguel anual e pode ser parcelada em até 12x no cartão.
É importante dizer que a transação é baseada no cartão de crédito, então apesar de que a garantia é paga pelo próprio cartão, o pagamento do aluguel em si é feito através da imobiliária, via boleto, não consumindo limite do cartão.
Os títulos de capitalização são títulos de créditos vendidos por bancos com a finalidade de render ou guardar dinheiro e participar de sorteios de prêmios. Os títulos de capitalização para aluguéis são uma modalidade criada justamente para dar garantias aos contratos de locação.
Para comprar um título, basta o locador procurar uma empresa ou banco que venda os títulos com essa finalidade. Na ZELT, sempre oferecemos as melhores opções do mercado. O preço é variável, mas normalmente fica entre 6 e 12 vezes o valor do aluguel.
Se o locador se tornar inadimplente, o proprietário do imóvel pode requerer o valor do título, através da imobiliária. Já se tudo ocorrer da maneira certa, o locador pode retirar o valor corrigido depois do prazo estipulado.
A maior vantagem é que, ao final do contrato de aluguel, o valor investido voltará corrigido e ainda é possível concorrer a prêmios em dinheiro durante o período. Mas, vale salientar que, caso seja resgatado antes do final do prazo contratado, o valor pode ser inferior ao investido.
Por fim, é importante dizer que um corretor capacitado é muito importante nesse processo. A ZELT possui uma equipe de corretores capazes de te auxiliar a escolher a melhor opção.