Dicas da Zoe

Arquiteto x Designer de Interiores – Qual a diferença?

Publicado em 07/06/2019, por .

Como é bem importante entender que os profissionais dessas duas áreas têm atuações bem diferentes em alguns pontos, (mesmo que às vezes exerçam algumas atividades em comum), decidi esclarecer as principais diferenças dos dois.

By Susan Pasta

Agora não tem mais desculpas para que você não acerte na contratação!
Vamos lá?

ARQUITETO

A Arquitetura é a área responsável pela projeção de espaços: edifícios, casas, teatros, escritórios, shoppings, condomínios e até cidades. Assim, os Arquitetos em si, projetam e organizam espaços (internos e externos) de acordo com critérios estéticos, funcionais e de conforto, representando-os através de plantas.

Dá pra dizer que, de forma geral, os arquitetos são responsáveis por ambientes internos e externos, ainda mais quando falamos de fachadas e projetos de urbanismo.

Muitas vezes nós acabamos por compará-los com os engenheiro civis, já que podem participar da projeção de edifícios e até realizar mudanças estruturais em construções e imóveis.

Por último, é importante entender que a arquitetura irá envolver o planejamento de espaços, sempre levando em conta as características do local como: clima, solo, vegetação, relevo, etc.

DESIGNER DE INTERIORES

Assim como os arquitetos, os Designers de Interiores também trabalham com o arranjo de diversos ambientes através de critérios estéticos, funcionais e de conforto. Porém além desses arranjos citados, o designer deve englobar a funcionalidade e  também a decoração.

Outra diferença bem importante é que o Designer de Interiores não pode assinar (ou fazer) projetos arquitetônicos e/ou estruturais, que mexam, por exemplo, com a retirada de paredes. Ele pode fazer retiradas de paredes sim, mas mediante a contratação de uma ART de um Arquiteto e/ou Engenheiro.

O Designer de Interiores pode atuar em casas, lojas, apartamentos, prédios comerciais e outros tipos de estruturas, porém quase sempre irá focar em ambientes internos (com a exceção das áreas externas de lazer).

Com essas informações, podemos entender que o Designer de Interiores atua definindo revestimentos, acabamentos, iluminação, cores e a distribuição e criação de móveis e/ou objetos nos ambientes.

Assim, o trabalho do designer acaba por exigir muita criatividade, além de constante atualização para estar sempre por dentro das tendências.

Em geral, é muito interessante que você saiba que nada impede que ambos os profissionais trabalhem juntos na construção de projetos (na realidade incentiva-se!), já que os dois podem atuar na prevenção de possíveis acidentes ou imprevistos no desenvolvimento do trabalho.

Ainda têm dúvidas sobre como uma Designer de Interiores pode te ajudar?

Entre em contato comigo:

Instagram: @susanpasta_projetosedesign

Facebook: Susan Pasta Interiores

Um abraço,
Susan Pasta

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.