Paredes estruturais são basicamente paredes com função estrutural, ou seja, que sustentam a laje ou o telhado. Em um sistema de vigas e pilares, as paredes servem apenas para fechamento, por isso não são estruturais. Nesse caso, elas podem ser retiradas por completo, contanto que os pilares e vigas sejam mantidos.
Mas no caso de sistemas construtivos com paredes estruturais, como a alvenaria estrutural, feita com blocos de concreto, ou o EPS, o woodframe e o tijolo ecológico, por exemplo, a situação é diferente. Nesses casos, retirar a parede significa tirar o apoio do andar de cima ou da cobertura, e isso não pode ser feito sem alguns cuidados.
Aberturas em paredes estruturais
Não é recomendado remover extensões muito grandes de paredes estruturais. Além disso, se for aberto um vão na parede estrutural após ela estar pronta, significa que esse vão não foi previsto. Ou seja, toda a estrutura foi calculada contando com aquela parede como suporte. Então se ela for retirada, é aconselhável, em alguns casos, colocar uma viga no local onde existia a parede anteriormente. E mesmo assim, esse vão não pode ser muito grande. Isso porque a carga suportada pela viga acaba indo para as paredes onde ela fica apoiada, e quanto maior o vão livre, maior a carga que irá para esses pontos. Lembrando que essa ação poderá ser realizada somente com uma análise de um engenheiro calculista!
A importância do calculista
Sempre que forem feitas aberturas em paredes estruturais, é essencial que se chame um engenheiro calculista. Ele irá dizer, de acordo com cada situação, qual a medida máxima de parede que pode ser retirada, e qual deve ser o tamanho da viga a ser colocada. Cada caso é um caso, e em questões estruturais não se deve mexer sem o conhecimento necessário.
Ao fazer mudanças estruturais em um apartamento é necessário contratar um engenheiro calculista, uma vez que apenas esse profissional pode avaliar com precisão se pode derrubar a parede do apartamento. Quando esse cuidado não é tomado, corre-se o risco de causar danos sérios à estrutura da construção.
No momento da compra do seu apartamento, verifique com o corretor qual o tipo de estrutura para essas eventuais modificações.
Para cuidar da segurança dos moradores e da durabilidade das edificações brasileiras, a norma de reformas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 16.280:2015, estabelece que qualquer alteração feita nas edificações, inclusive no interior de uma unidade residencial ou um conjunto comercial, deve ser comunicada ao síndico.
Aqui na ZELT nossos corretores de imóveis são treinados para orientá-los da melhor maneira, nunca deixe de falar para o seu corretor o que lhe incomodou e o que agradou no imóvel, lembre-se que é um passo muito importante na sua vida e o corretor estará lá para lhe ajudar!