Aplicar em imóveis é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer: apresenta alta durabilidade e ótima rentabilidade a longo prazo. O conteúdo deste post é dedicado a quem investe ou quer começar a investir em imóveis, comprando apartamento na planta e depois vendendo ou alugando.
Diferente da escolha de um imóvel para morar, a escolha de um imóvel para investir deve ser completamente baseada em fatos: localização, qualidade, atributos e valorização do apartamento. Diante disso, a equipe de corretores ZELT listou 6 dicas essenciais para a escolha de um apartamento na planta para lucrar no futuro:
Quando você opta por um apartamento na planta, está investindo em um projeto da construtora, ou seja, algo que ainda está em construção e será entregue. Desta maneira, não é possível ver o acabamento final que o seu apartamento terá, mesmo sabendo qual material será utilizado através do Memorial Descritivo. Mas, você pode visitar outros empreendimentos da construtora e observar o acabamento das obras já realizadas pela empresa.
Outra preocupação que pode surgir é se a incorporadora irá cumprir o prazo de entrega. Para sanar essa dúvida, vale a mesma dica acima: converse com quem já comprou outros apartamentos para avaliar se foi entregue no prazo previsto.
Este é o segundo item da lista, pois certamente, a localização a segunda maior importância depois da escolha da construtora. Existem algumas áreas da cidade que já são bem valorizadas, como as áreas próximas às universidades, que sempre possuem alta demanda de imóveis para alugar, por exemplo.
Entretanto, outros pontos na cidade podem estar em desenvolvimento e serão valorizados no futuro. Como o apartamento na planta possui um prazo até ser entregue, é importante se manter atento às notícias da região para saber onde abrirão shoppings, escolas, supermercados, etc.
Pesquise também sobre o plano de expansão territorial do município (loteamentos, parques e novas vias) e converse com um corretor que entenda sobre o assunto. Na ZELT, os corretores estão sempre ligados às notícias e às determinações do poder público e poderão te fornecer as melhores informações, principalmente sobre o plano diretor do município.
A maior parte das construtoras permite que o proprietário faça algumas alterações no imóvel ainda na fase de construção. Separamos alguns exemplos de modificações que normalmente podem ser feitas e irão valorizar o seu imóvel:
– Fechamento da sacada pode ser uma boa alternativa, dependendo da planta;
– Retirada de parede para integrar cozinha e sala;
– Forro de gesso;
– Adicionar tomadas estratégicas, principalmente na cozinha;
– Adicionar ponto hidráulico extra para máquina de lavar louça ou filtro de cozinha.
Todas estas alterações possuem um custo, mas vale a pena verificar com a construtora qual o valor e avaliar se isso valorizará o imóvel no futuro.
As construtoras normalmente deixam pelo menos uma vaga de garagem para cada unidade, mas há outras vagas que podem ser compradas à parte, junto com o apartamento. Ex: se você quer investir em um apartamento de três quartos, é imprescindível ter pelo menos duas vagas de garagens.
Assim como as alterações sugeridas no item 3, a compra de vagas também tem um custo, que pode ser inclusive bem elevado se comparado às modificações de obra. Todavia, isso aumenta muito a chance de interesse pelo apartamento no futuro, seja para comprar ou alugar, além de valorizar o imóvel.
Essa é uma tarefa difícil para quem está começando a investir em imóveis, mas sempre praticada pelos investidores de sucesso. Quando se escolhe apartamentos para morar, o imóvel deve oferecer boa parte das preferências de quem irá morar lá. Mas quando o assunto é investimento, a pergunta é outra: o que fará com que o meu imóvel seja mais valorizado no futuro?
A resposta para essa pergunta pode parecer complexa, mas é um exercício de observação e pesquisa para entender como o maior parte das pessoas gostam de morar atualmente. Por exemplo: existem mais pessoas que gostam de cozinha compartimentada ou integrada? Atualmente a cozinha é uma extensão do ambiente de estar e não mais de serviço; então, a tendência é que cada vez mais as cozinhas estejam integradas com a sala. Esse é um ponto que deve ser analisado na compra do apartamento na planta.
Também é imprescindível analisar as condições de pagamento. Em Blumenau, por exemplo, ainda é comum encontrar oportunidades de parcelamento corrigidos apenas pelo CUB ou INCC, mesmo após a entrega das chaves. Para essa análise completa, consulte um dos nossos corretores, que são especialistas em assuntos financeiros.
Por último, mas tão importante quanto todas as dicas acima: escolha uma imobiliária de confiança, que ajudará você no processo de encontrar um imóvel para investir. A ZELT atende investidores que sempre ficam extremamente satisfeitos com a rentabilidade e retorno financeiro, selecionando e oferecendo os melhores imóveis considerando as necessidades de cada investidor.
Se você está pensando em investir em um imóvel na planta, baixe gratuitamente nosso e-book “Como lucrar com imóveis” e conversar com um dos nossos corretores.