Dicas da Zoe

Como manter meu imóvel quentinho no inverno?

Publicado em 21/07/2021, por .

Basta cair a temperatura e sua casa fica parecendo uma geladeira? Você janta enrolado num cobertor, dorme de casaco e cogita até comprar um aquecedor?Calma, o design de interiores oferece uma série de soluções para aquecer a casa nos períodos frios, a deixando ainda mais bonita e aconchegante.  E para aquecer esses dias gelados, trouxemos […]

Basta cair a temperatura e sua casa fica parecendo uma geladeira? Você janta enrolado num cobertor, dorme de casaco e cogita até comprar um aquecedor?
Calma, o design de interiores oferece uma série de soluções para aquecer a casa nos períodos frios, a deixando ainda mais bonita e aconchegante. 

E para aquecer esses dias gelados, trouxemos algumas dicas para deixar sua casa quentinha e poder aproveitar mais confortável o inverno.

  • Pouca gente se lembra que a maior fonte natural de calor que temos é o Sol. Abra todas as cortinas de casa e deixe que a luz do sol esquente o máximo de cômodos que puder. 
  • Invista em revestimentos que aumentam o conforto térmico. É o caso dos pisos laminados e vinílicos com estampas de madeira.
  • O conceito de que cores escuras esquentam mais (absorvem mais calor), também se aplica às roupas de cama, viu?
  • Tapetes no estilo shaggy (bem peludos), almofadas e mantas em lã, camurça e veludo, ajudam a aumentar a temperatura no lar. Por isso, coloque-os na sala e nos quartos.
  • Quanto às cortinas, prefira os modelos blackout, de preferência compridos (até o chão). Mais grossos, eles melhoram a sensação térmica nos cômodos.
  • Invista em painéis de madeira nas paredes da sala e dos quartos. Além de funcionais, eles ajudam a aquecer a casa.
  • Escolher lâmpadas de tons quentes (amarelados) aumenta a sensação de aconchego, principalmente no inverno.
  • A boa notícia é que é possível usar práticos aquecedores portáteis, sejam elétricos ou a óleo. Ou, para quem não abre mão da elegância, existem os modelos de lareiras que usam combustíveis e têm ignição elétrica.
  • Improvise capas em todas as cadeiras que não tenham tecido, como de madeira, ferro, alumínio ou mesmo plástico. Elas tendem a ficar geladas. Aproveite mantas, toalhas ou até fronhas. O que vale é ficar quentinho.
  • Usar o secador de cabelo para aquecer suas roupas, lençóis e toalhas é uma maneira mais rápida e prática de deixá-los quentes, dispensando o ferro elétrico.

E aí, faltou alguma dica para aquecer a casa no inverno? Lembrando, algumas dessas são bem eficazes e outras são mais paliativas, mas todas auxiliam na sensação de conforto térmico!