Alugar seu imóvel no Airbnb pode gerar algumas dúvidas em relação à precificação na plataforma. Afinal, como definir o valor da locação diária para o hóspede?
Para esclarecer o tema e gerar mais segurança para você, proprietário e anfitrião, a ZELT preparou esse conteúdo com o passo a passo de como montar o preço no Airbnb. Confira as dicas:
Compare o seu ambiente com outros similares da região
O primeiro passo é pesquisar imóveis ou ambientes com características parecidas com o seu no Airbnb. Assim, você pode ter uma base do preço de hospedagem e também do que está incluso, como mobília, eletrodomésticos, utensílios rotineiros, etc.
Para isso, acesse o site ou app do Airbnb e faça um filtro da região e de quantos hóspedes o seu espaço comporta. Depois, refine a pesquisa com o tipo de lugar, quantidade de camas, quartos e banheiros, comodidades, instalações e regras da casa. Assim, a plataforma mostrará a você as opções de hospedagem parecidas com o seu imóvel e você pode ter referências de preço.
Pesquise imóveis mais caros e baratos e faça uma comparação
Caso a sua pesquisa não encontre imóveis semelhantes ao seu na região, repare em imóveis maiores ou menores, com hospedagem mais cara ou mais barata e o que cada um deles oferece. Você poderá observar, assim, as diferenças e fazer uma estimativa de quanto cobrar pelo seu.
Dessa forma também poderá ter algumas ideias do que fornecer a mais no seu ambiente para valorizar a hospedagem e até aumentar o preço.
Conheça os preços de hotéis e pousadas
Além de pesquisar imóveis particulares no Airbnb, outra opção é comparar o seu espaço com a hospedagem em hotéis e pousadas, uma vez que você compreenderá como funciona a precificação nessas modalidades, podendo utilizar como base para definir a diária do seu ambiente no Airbnb.
Considere as taxas adicionais
Ao definir o seu preço, lembre-se de incluir as taxas adicionais, como para limpeza, por pet, ou taxa de check-in, por exemplo. E é muito importante deixá-las bem claras no seu anúncio para que o hóspede tenha ciência de tudo que está sendo cobrado no seu preço final.
Formas de realizar a precificação no Airbnb
Para montar o preço no Airbnb, existem algumas formas que você pode escolher para realizar essa cobrança ao hóspede. Elas incluem:
– Preço por noite;
– Preço para datas específicas;
– Preço para semanas ou meses específicos;
– Preço de fim de semana;
– Preço por hóspede.
Ao definir o preço que você deseja receber por cada hospedagem, não estará inclusa a taxa de serviço ao anfitrião cobrada pelo próprio Airbnb, e essa é somada ao valor quando você anuncia seu imóvel na plataforma.
DICA ZELT: Ao cadastrar o seu imóvel na plataforma, ela mesmo já faz uma análise completa e dá dicas de como melhorar o anúncio e o próprio espaço destinado para a locação, e consequentemente melhorar o valor a ser cobrado. E o mais interessante é que o Airbnb possui uma base de dados muito grande e normalmente as recomendações são muito assertivas.
Ou seja, para montar o preço no Airbnb, você precisa realizar algumas pesquisas e comparações para ter uma base e, assim, definir de que forma você deseja realizar a cobrança ao hóspede. Lembre-se também de proporcionar uma excelente experiência a ele pois assim valerá a pena para ambos, você conseguirá melhores avaliações e terá seu imóvel sempre alugado pelo Airbnb.
Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.