Blumenau

O primeiro Condomínio com Mercado Self Service em Blumenau

Publicado em 18/08/2021, por .

Você já imaginou ter um mercado dentro do seu condomínio com 100% de autonomia? Parece ser um sonho, né? Mas já é realidade em algumas capitais do país e agora está chegando em Blumenau. Mercado autônomo, inteligente ou loja automatizada são os nomes dados aos estabelecimentos onde o cliente faz tudo sozinho sem a necessidade […]

Você já imaginou ter um mercado dentro do seu condomínio com 100% de autonomia? Parece ser um sonho, né? Mas já é realidade em algumas capitais do país e agora está chegando em Blumenau.

Mercado autônomo, inteligente ou loja automatizada são os nomes dados aos estabelecimentos onde o cliente faz tudo sozinho sem a necessidade de funcionários para atendê-lo.

Como funciona?

O mercado é completamente autônomo, sem caixas e operadores presentes no local. Mas isso não significa que a experiência de compra se torne mais difícil, pelo contrário, a tecnologia empregada é pensada para facilitar a inclusão e a acessibilidade de todos os moradores.

A proposta de ter um mercado dentro do condomínio e poder ter acesso a diversos produtos e variados itens: produtos de higiene e limpeza, ingredientes, carnes frescas, snacks, salgadinhos, comidas congeladas, pães, produtos para churrasco e até bebidas alcoólicas. Tudo isso sem precisar sair de casa.

Nesse momento você deve estar se perguntando, “mas como é tudo fresco se ninguém vai ficar ali?”, com os dados gerados pela inteligência artificial, é possível saber quais produtos têm mais saída, e assim, programar melhor a reposição dos itens e incluir mais opções no mix de ofertas, pela empresa responsável pelo abastecimento. Legal né?

Além de não precisar enfrentar trânsito para chegar ao mercado e fila na hora de pagar, o condômino têm acesso à loja 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a possibilidade de comprar antes pelo aplicativo e apenas retirar os produtos no local, ou escolher o produto desejado e pagar ali mesmo, sem complicações. Até mesmo porque esse tipo de proposta consiste em ter esses estabelecimentos dentro do condomínio.

Via app, o cliente cadastra o cartão de crédito. O cadastro é ativado via CPF, o que impede que menores de 18 anos consigam destravar as geladeiras e adegas com bebidas alcoólicas, por exemplo.

Ou seja, você entra, pega o que quiser, paga via aplicativo e sai. Simples assim. A compra é debitada automaticamente no seu cartão de crédito.

Quanto aos preços dos produtos estão entre os valores dos mercados e as lojas de conveniência.

Em muitos mercados desse tipo, para entrar, é só apontar a câmera para o QR Code na primeira porta. Na segunda porta de vidro, uma câmera libera a entrada por reconhecimento facial. Pronto, aí é só escolher os produtos e repetir o mesmo processo para sair.

Cada produto vem com uma etiqueta com um chip de rádio frequência embutido. Nas portas da saída, antenas de RFID fazem a leitura dos produtos na cabine em questão de segundos. Os produtos são mostrados na tela para confirmação e o pagamento é automaticamente debitado no cartão cadastrado.

O mercado é repleto de câmeras que monitoram em tempo integral todos os movimentos de quem passa por ali. Por enquanto, apenas para coletar dados de comportamento dos usuários. Mas nada impede que, em um futuro próximo, as etiquetas deem lugar a visão computacional, algoritmos de aprendizagem de máquina e sensores, como já é feito no Amazon Go, em Seattle, nos Estados Unidos.

Diversas câmeras posicionadas no teto da loja monitoram cada passo e as prateleiras. Quando é retirado determinado produto, o sistema reconhece o movimento e identifica o cliente na hora. A compra é acrescentada ao carrinho virtual. Se o item for devolvido, o débito é cancelado instantaneamente. Ao terminar a compra, é só se dirigir à saída e passar por uma catraca. A validação é feita automaticamente e o valor é debitado no cartão de crédito registrado na conta da Amazon, junto com uma notificação no aplicativo listando as compras feitas.