Finanças

É possível negociar taxa de juros com o banco?

Publicado em 14/07/2021, por .

Você sabia que é possível reduzir as porcentagens que você paga ao banco todo mês e aliviar o peso do imóvel no orçamento pessoal? Desde 2012, a Lei Federal nº 27.703 garante o direito de portabilidade de financiamento imobiliário com o objetivo de reduzir os juros e adequar a dívida à capacidade de pagamento. Em […]

Você sabia que é possível reduzir as porcentagens que você paga ao banco todo mês e aliviar o peso do imóvel no orçamento pessoal?

Desde 2012, a Lei Federal nº 27.703 garante o direito de portabilidade de financiamento imobiliário com o objetivo de reduzir os juros e adequar a dívida à capacidade de pagamento.

Em abril de 2020, entrou em vigor uma nova regra que facilita a portabilidade de crédito imobiliário. Quem tem um contrato pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), no qual as taxas cobradas são livres, poderá solicitar a portabilidade para o SFH (Sistema Financeiro da Habitação), que possui taxas de juros mais baixas. O qual também permite o uso do dinheiro depositado no FGTS e caderneta de poupança para amortizar o financiamento. E o limite de valor do imóvel do SFH aumentou para R$ 1,5 milhão, permitindo que contratos antigos pelo SFI façam a transferência para conseguir juros mais baixos.

Outra opção para conseguir uma redução da cobrança de juros do financiamento imobiliário é amortizar a dívida aos poucos — ou seja, você adianta o pagamento de parcelas para reduzir o saldo devedor e, consequentemente, pagar menos juros, quando o sistema de amortização escolhido na contratação seja o SAC (Sistema de amortização constante).

Geralmente, os bancos dão duas opções de amortização quando há quitação parcial do saldo no sistema SAC: manter o valor das parcelas e diminuir o prazo, para quem quer pagar mais rápido, ou manter o prazo e reduzir as parcelas, para quem precisa aliviar o peso da prestação no orçamento. Mas lembre-se, não reduz a taxa de juros, continua exatamente a mesma, mas diminui a cobrança, uma vez que o cálculo é feito sobre o saldo devedor.

Mas qual parâmetro utilizar para comparar se uma taxa de juros é alta ou baixa?

O Banco Central – BACEN monitora 42 linhas de crédito para as microempresas e 44 para as de pequeno porte. Com isso todos os meses as instituições financeiras devem apresentar ao Banco Central um conjunto de informações sobre as operações de crédito, como quantidades de operações, valores concedidos, taxas de juros, prazos etc. Essas informações são coletadas, organizadas e disponibilizadas ao público.

No caso das taxas de juros, as taxas são informadas pelo BACEN como uma taxa média de todas praticadas pelos bancos. A divulgação oferece um parâmetro para os empresários e é referência para as suas negociações com as instituições financeiras.

Nesse período de COVID 19, o governo e bancos estão atuando no mercado, com oferecimento de novas linhas de crédito ou permitindo renegociações de dívidas, além de carência para início dos pagamentos. Nesse caso, é sempre válido fazer simulações de crédito em diferentes agentes financeiros para identificar se existem propostas mais adequadas à sua realidade financeira. Após as simulações é a hora de procurar o credor para oferecer uma proposta de negociação.

Durante a conversa, proponha soluções, apresente as simulações de crédito que realizou para negociar uma proposta igual ou inferior. Muitas vezes, o banco irá optar por reduzir os juros da dívida para não perder o cliente para a concorrência. Mas, somente feche o negócio se as condições ofertadas estiverem de acordo com a sua realidade.

Ficou com alguma dúvida? Manda pra nosso TIME, estamos ansiosos para te ajudar!