Blumenau

Jardins de Blumenau: cultura, beleza e bem morar

Publicado em 11/12/2019, por .

Os jardins floridos são parte da herança da cultura alemã que é cultivada até hoje em Blumenau, e deram nome a um dos bairros mais nobres da cidade, o Jardim Blumenau.

A colonização alemã fez com que Blumenau criasse a cultura de cuidar bem dos seus jardins para que estivessem sempre floridos, que geralmente são bem coloridos e alegres. Especialmente nos bairros residenciais com a predominância de casas, é possível observar o quanto a cidade ainda cultiva esse hábito. Na região central da cidade os jardins também fazem parte da paisagem e encantam os turistas, e dão nome para um dos bairros mais tradicionais da cidade: bairro Jardim Blumenau. 

Concurso de Jardins

Foto: divulgação Prefeitura Municipal de Blumenau.

Como forma de manter e estimular as tradições da cultura alemã em relação ao cuidado e embelezamento da cidade através dos jardins, desde 2017 a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana, realiza anualmente o Concurso de Jardins. 

O concurso é uma iniciativa para estimular a criatividade e despertar a consciência ecológica e ambiental. As inscrições são gratuitas e estimulam o senso de pertencimento e construção coletiva, quando todos são responsáveis pelo embelezamento da cidade.

Relógio das flores

Foto: divulgação Turismo Blumenau.

O relógio das flores fica localizado no centro de Blumenau, próximo à Prefeitura Municipal. O canteiro de flores circular que tem ponteiros e funciona realmente como um relógio, foi inaugurado em 2000, em comemoração ao aniversário de 150 anos da cidade. No Brasil, existem apenas mais cinco relógios de flores espalhados por várias cidades do país, e este é o único no estado. 

O relógio das flores está sempre colorido e bem cuidado. Para quem visita Blumenau, é um local que vale a pena conhecer durante um passeio na região central da cidade. 

Jardim Suspenso de Burle Marx

Foto: divulgação Turismo Blumenau.

Próximo ao bairro Jardim Blumenau, já no bairro Bom Retiro, está localizado o Jardim Suspenso de Burle Marx. O bairro tem uma massa de vegetação densa e preservada, que abraça a sede da Cia. Hering, em Blumenau. Em um dos prédios da fábrica existe um incrível jardim suspenso, que foi projetado por Roberto Burle Marx – um artista plástico e paisagista brasileiro de renome internacional. O jardim suspenso de Burle Marx é o ponto central de um complexo industrial, composto por edificações do século XIX e XX, e um edifício brutalista, projetado pelo arquiteto Hans Broos, nos anos 1970. 

O jardim é muito diverso e conta com cerca de 40 espécies de flores, folhagens e plantas de origem nacional e internacional, que são preservadas desde o projeto e execução. 

Bairro Jardim Blumenau

Foto: Eraldo Schnalder/Prefeitura de Blumenau.

Os jardins de Blumenau deram origem ao nome de um dos bairros mais nobres da cidade: o Jardim Blumenau. Este bairro tem se tornado a região mais charmosa de Blumenau para se viver com qualidade de vida, bem estar, conforto e facilidade. 

Conheça as vantagens de morar no bairro Jardim Blumenau.

Neste bairro está localizada a Alameda Rio Branco, rua importante da cidade que chama a atenção pela história, arquitetura e variedade de bares e restaurantes. O bairro Jardim Blumenau também conta com muitos casarões antigos tombados pelo Patrimônio Histórico, como a atual sede do CDL de Blumenau, compõem a paisagem junto com a arquitetura contemporânea de casas e prédios.

O cenário que mistura empreendimentos modernos com momentos importantes da história de Blumenau têm atraído cada vez mais pessoas interessadas em imóveis residenciais e comerciais nesta região.

Confira as opções da ZELT de casas e apartamentos no bairro Jardim Blumenau, com diferentes valores de investimento, tanto para para comprar quanto para alugar, e aproveite o melhor que o bairro mais charmoso de Blumenau oferece.

Foto de capa: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau.