Aliás, é muito importante estudar como funciona o Airbnb antes de anunciar por lá, então confira tudo que você precisa saber para garantir uma renda maior do que com o aluguel tradicional e com segurança.
Comece com o pé direito: segurança desde o início
Desde a reserva do seu imóvel, você pode manter uma comunicação segura com seu hóspede, através de mensagens, onde facilmente você consegue resolver todas as questões. Além disso, pode exigir que, junto à reserva, o hóspede envie uma verificação de identidade, ou seja, informações ou documentos de identificação oficial para comprovar que não há nenhum problema.
Para garantir a segurança, o próprio Airbnb também oferece atendimento 24 horas a partir de chat, em que você pode contatar a Equipe de Atendimento à Comunidade global, caso não consiga resolver algum problema diretamente com o hóspede.
Como funciona a Garantia ao Anfitrião
Caso o hóspede danifique seu espaço ou algum de seus pertences durante a estadia, e você não consiga resolver diretamente com ele, o Airbnb oferece uma proteção de até R$3.000.000 contra danos.
A Garantia ao Anfitrião se aplica automaticamente assim que o imóvel é reservado, e protege danos causados ao ambiente, aos seus pertences ou ainda provocados por um animal de assistência do hóspede.
Mas atenção: nessa segurança não estão incluídos roubos de dinheiro, danos causados por desastres ambientais ou itens como obras de arte ou jóias.
Passo a passo para realizar o pedido de reembolso
Caso seja necessário utilizar esse recurso, primeiramente você precisa registrar o que aconteceu e quais danos foram causados para que você solicite o reembolso, então colete fotos, vídeos, orçamentos, etc.
Depois entre em contato com o seu hóspede pela Central de Resoluções na plataforma e solicite o reembolso. Esse pode acontecer no prazo de 14 dias após a saída do hóspede do seu imóvel ou antes da entrada do seu próximo hóspede (o que acontecer primeiro). O hóspede responsável pelo reembolso tem até 72 horas para responder ao seu pedido.
Se tudo der certo, você resolve tudo sobre o reembolso diretamente com o hóspede, mas se ele não arcar com o valor total, você pode entrar em contato com o Atendimento ao Cliente do Airbnb, e um especialista orientará como solicitar a Garantia ao Anfitrião do Airbnb.
A Garantia ao Anfitrião não é um seguro
Você deve se atentar que esse programa do Airbnb não é um seguro e não substitui o seguro do seu proprietário ou locatário. Para isso, a plataforma oferece o Seguro de Proteção ao Anfitrião, que possui o objetivo de cobrir os anfitriões caso aconteça algo relacionado a lesão corporal, danos às áreas comuns do imóvel, etc., ou advindos de reclamações por responsabilidade. O programa está disponível para anfitriões, cobre como um seguro para incidentes relacionados a uma estadia no Airbnb e também se aplica automaticamente ao anunciar um imóvel.
Por exemplo, se um hóspede danificar algum móvel da sua propriedade, e esse vir a danificar algo dos seus vizinhos, a Garantia ao Anfitrião poderia cobrir com relação ao seu móvel e o Seguro de Proteção ao Anfitrião cobriria os danos ao vizinho.
CONCLUSÃO
Ou seja, o Airbnb oferece diversas garantias de segurança aos anfitriões e, para que tenha uma excelente experiência com o aluguel por temporada na plataforma, desde o início você pode manter contato com o seu hóspede. Caso aconteça algo durante a hospedagem, é necessário analisar o que foi danificado, conversar com o hóspede e, se ele se recusar a arcar com os custos, você pode entrar em contato com o Airbnb para requerer a Garantia ao Anfitrião ou o Seguro de Proteção ao Anfitrião.
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