Dicas da Zoe

Qual a diferença entre Drywall e construção convencional?

Publicado em 18/11/2021, por .

Você sabia que questões como conforto acústico e conforto térmico são bastante influenciadas pelo padrão das paredes do imóvel?

Quando se trata de escolher entre paredes em drywall e paredes convencionais (alvenaria), muitas pessoas ainda encontram dúvidas quanto ao sistema construtivo.

DRYWALL

Ao se construir com o sistema drywall, ganha-se aproximadamente 5% de área útil no projeto, uma vez que são consideravelmente mais finas que a alvenaria convencional; podendo ser utilizado para a construção de paredes curvas e recortes para iluminação embutida em painéis, por exemplo. 

As placas de gesso acartonado são parafusadas em perfis metálicos que já vão prontos para a obra. Dessa forma, permite uma construção mais limpa e sustentável, além de reduzir o tempo de obra.Também aceitam uma grande diversidade de revestimentos além da pintura, texturas, papéis de parede, ceramicas e azulejos. 

SEGURANÇA DO DRYWALL

Em sua composição possui características que reduzem a propagação das chamas, apresentando o efeito retardante ao fogo, recomendado para saídas de emergência ou em áreas de grande risco de incêndio, pois “segura” o fogo por até 90 minutos.

ACÚSTICA

Os sistemas drywall conseguem um bom isolamento acústico, podendo aumentar o rendimento incluindo entre as chapas materiais fibrosos, como lã de rocha ou lã de vidro…

Uma grande vantagem do uso de drywall está na fase pós-obra, quando surgem eventuais necessidades de manutenção e reparos. Rasga-se apenas a parte necessária, sendo possível posteriormente fechar a abertura com o mesmo pedaço de chapa existente. O que dificilmente acontece durante qualquer manutenção de uma parede de alvenaria.

ALVENARIA CONVENCIONAL

A parede de alvenaria traz algumas etapas a mais na sua construção. Primeiro, os tijolos ou blocos são assentados com argamassa, após o chapisco para receber o reboco e, posteriormente, nivelar e fazer o acabamento. Por possuir diversas etapas que demandam tempo de secagem, o processo todo acaba sendo mais demorado, e gera mais resíduos. Apesar disso, o resultado final é mais sólido e mais resistente a impactos do que uma parede de drywall.

É errado pensar na alvenaria como a única opção para ter uma obra de qualidade. Pelo contrário: o drywall ganha em rapidez, limpeza, versatilidade, entre vários outros benefícios. Vale lembrar que ambas precisam atender aos requisitos de desempenho técnico exigidos pelas normas e regulamentações.

Tudo vai depender do projeto e tamanho da área a ser construída. O ideal é conversar com seu engenheiro(a) e arquiteto(a) para saber qual é a melhor solução para o seu novo lar!