Ambientes bem iluminados dão uma sensação de limpeza, e quando bem arejadoS, evitam o surgimento de mofo — além de serem imóveis mais valorizados.
Está em dúvida entre a face norte ou sul? Leste ou Oeste? Entenda como a incidência solar impacta na valorização de um imóvel!
Como o sol se posiciona em relação ao imóvel?
Primeiramente é importante entender a posição geográfica do hemisfério sul, fazendo com que o caminho do Sol do Leste para o Oeste tenha uma linha mais inclinada para o Norte, em especial, no inverno. Os imóveis nessa posição solar têm maior incidência de luz e recebem Sol durante todo o dia.
Já a posição solar Leste faz com que o imóvel receba bastante luz na parte da manhã, uma vez que o Sol nasce nesse ponto, os raios solares são mais fracos nesse período do dia, implicando em luminosidade com uma sensação térmica mais amena, ideal para locais com verão mais intenso.
Na face Oeste, a insolação dos cômodos acontece durante a tarde, a incidência dos raios é mais intensa, fazendo com que os cômodos fiquem mais aquecidos para o período da noite, ideal para cidades ou localizações com muita umidade.
Como a iluminação influencia na valorização do imóvel?
Estima-se que a iluminação favorecida seja responsável por trazer um aumento de até mesmo 10% sobre o valor final dos imóveis.
Verifique a posição das janelas e portas e perceba por onde acontece a entrada de sol e de onde vêm as correntes de vento.
Além disso, também é necessário observar as estações como o verão e, principalmente, o inverno. Isso porque a inclinação do sol muda no inverno e esses imóveis estão sujeitos à maior incidência do sol da tarde durante a estação fria, o que é uma ótima vantagem, pois o sol espanta o frio e a umidade do ambiente.
Vale mencionar que o clima, a região, a planta do imóvel e as construções ao redor também são elementos a serem observados antes de se decidir sobre qual é a melhor fachada para o seu imóvel.
Qual a melhor face: norte ou sul?
Apesar de a face norte ter a vantagem de receber mais sol em comparação ao lado sul, no inverno, nem sempre é a opção mais vantajosa. Isso porque o Brasil é um país tropical com altos picos de calor durante todo o ano. Mas claro, o nosso país é muito grande e isso pode variar por região.
Os ambientes onde os moradores permanecem maior tempo exigem um maior conforto térmico, como quartos e sala. Desse modo, o ideal é que esses ambientes estejam voltados para o lado norte. Por outro lado, os banheiros, cozinha e hall são locais com pouca transição de luz e dispensam a exigência de estarem direcionados para a face forte.
Quais são as vantagens da iluminação solar?
A maior incidência de raios solares pode trazer vários benefícios para o aumento do valor de custo do imóvel. Mas não é só isso.
Melhor posição solar para cada ambiente
A localização de cada cômodo também precisa corresponder à posição solar, para que seja aconchegante.
Quarto: o sol da manhã, predominante em cômodos posicionados a leste, auxilia na rotina do sono, aquece o ambiente durante o dia e o refresca à noite, evitando a sensação de abafamento.
Sala e Varanda: se posicionados à oeste, ficam mais aquecidos e podem ser favorecidas pela presença de plantas e flores, que conferem clima mais ameno aos ambientes.
Cozinha: é melhor evitar a incidência direta dos raios solares, que podem estragar eletrodomésticos e mantimentos. Para quem sofre com o clima úmido, as faces norte, leste ou oeste ajudam a manter o ambiente seco.
Banheiro: é importante que receba sol em alguma parte do dia, independente da face escolhida.
Pergunte ao seu corretor!
O corretor está ao seu lado para toda análise holística do imóvel, não somente da negociação ou localização. Ele poderá muito bem lhe ajudar com ideias para a disposição dos móveis, aberturas de esquadrias (se possível) e quaisquer outros itens que você precise analisar. Nunca deixe de falar para o seu corretor o que lhe incomodou e o que agradou no imóvel, lembre-se que é um passo muito importante na sua vida e o corretor estará lá para lhe ajudar!