Sou locatário

A rescisão do contrato de locação em 4 passos

Publicado em 16/06/2021, por .

Neste post, o TIME ZELT reuniu o que se deve fazer após a rescisão do seu contrato em 4 passos muito simples, para fechar sua jornada com chave de ouro. Confira as dicas!

Antes de mais nada, é imprescindível verificar o contrato de locação, pois é onde constam todas as regras e procedimentos. Então separe esse documento assim que decidir pedir o aviso prévio!

Depois disso, então é hora de conhecer os procedimentos para desocupação do imóvel, ao rescindir o contrato de locação.

PASSO 1: Aviso prévio

O primeiro passo é formalizar o pedido de desocupação, que deve ser feito por WhatsApp ou por email. A partir daí, começam os 30 dias de aviso prévio. Esse período serve para realizar as manutenções necessárias no imóvel, assim como debitar os valores finais de contrato.

PASSO 2: Vigência do contrato de locação

Agora, é necessário verificar a vigência do contrato de locação, principalmente para saber se o locatário precisa arcar com alguma multa por quebra de contrato.

Aqui na ZELT, todas as locações residenciais são de 30 meses. Porém o locatário precisa se atentar, porque, na maioria das vezes, a partir do 12º mês, fica isento da multa. Porém, se for necessário pagar a multa contratual, clique aqui e saiba tudo sobre como calcular.

PASSO 3: Vistoria de saída

Então, visualizado o contrato, analisados os procedimentos, conhecimento sobre a necessidade de arcar com multa ou não.  

O terceiro passo é o agendamento da vistoria de saída. A qual o locatário precisa avisar a imobiliária qual será o último dia que pretende ficar no imóvel. Dessa forma, poderá acompanhar o vistoriador e verificar todos os itens para garantir que a vistoria aponta o imóvel exatamente igual à vistoria de entrada.

Dica ZELT: saia na frente e não espere a vistoria de saída apontar os itens que têm que ser feitos. Por exemplo, se tiver pintura a ser feita, faça com antecedência, se tiver algum móvel com arranhado já arrume também, se tiver um parafuso para apertar, uma maçaneta para arrumar, faça isso com antecedência, etc. Pois, se for apontado na vistoria de saída, o aluguel e todos os encargos continuam correndo mesmo durante os reparos.

PASSO 4: Entrega de chaves

Neste momento, o locatário precisa devolver o imóvel livre de qualquer pendência financeira, então é preciso verificar se não há nenhuma conta aberta da Celesc, fatura aberta no condomínio, se há a conta de água em aberto, no caso de ser uma casa, etc.

Isso porque, no fechamento, o administrativo da imobiliária verifica todos esses itens e se necessário, será lançado junto ao boleto de rescisão. 

CONCLUSÃO

Esse foi um rápido resumo dos itens mais importantes para desocupação! Se precisar de mais ajuda, clique aqui e confira outros temas que preparamos sobre locação.
Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.