Sou investidor

TUDO que você precisa saber para deixar seu imóvel mais atraente no AirBnB

Publicado em 13/05/2020, por .

Dicas simples que vão encantar os hóspedes e fazer o seu imóvel estar sempre alugado.

Utilizar a plataforma do Airbnb é uma alternativa interessante para conhecer pessoas novas, de diferentes cidades do Brasil e do mundo. Além disso, ter um imóvel disponível para locação no AirBnb é uma ótima forma de investir e conseguir um retorno rápido, pois a plataforma funciona com aluguéis por temporada. 

Se o AirBnB usa os termos hóspede e anfitrião, não é por acaso. A ideia é justamente essa: que as pessoas se sintam em casa e que você as receba como se fossem visitas queridas e conhecidas. Esse é o principal diferencial do AirBnB, seguido pelo fato de que a plataforma oferece hospedagens para diversos gostos, bolsos e estilos. 

A equipe ZELT listou 10 dicas para deixar o seu imóvel mais atraente no AirBnB, experimente colocar nossas recomendações em prática e aumente o número de aluguéis do seu imóvel.

1. Entenda quem serão seus hóspedes 

Assim como muitas empresas querem descobrir o seu público-alvo, vale usar essa técnica com o seu imóvel antes de fazer as fotos. Sugerimos que você crie um hóspede imaginário que gostaria de se hospedar na sua casa. Isso vai depender bastante da localização do imóvel, do tipo de decoração e da quantidade de camas.

Por exemplo, suponha que você tenha um pequeno apartamento de um quarto próximo ao centro, que permita que os hóspedes conheçam boa parte parte da cidade de bike ou a pé. É possível entender que o seu hóspede vai ser uma pessoa solteira ou um casal sem filhos, com estilo de vida mais urbano e sustentável. Talvez, esse hóspede adoraria ter uma bike a disposição e, ao chegar, ter algumas frutas na geladeira.

É claro que nem todos os hóspedes serão assim, e vale conversar com eles antes da chegada, mas esse exercício vai te ajudar a entender o que é importante ter no apartamento, o que deve ser destacado nas fotos e na descrição do seu imóvel na plataforma do AirBnB.

2. Capriche nas fotos 

Depois que você entendeu o que encantará os hóspedes através das fotos, é hora de caprichar na produção do imóvel para agradar a todos que visitarem o seu espaço virtualmente. Comece garantindo que as fotos estejam na horizontal, e que estejam em uma excelente resolução. Isso faz com que o seu imóvel se destaque entre tantos outros.

Tenha em mente que quem está buscando um imóvel para se hospedar precisa sentir uma boa sensação através das fotos. Tente transmitir aconchego e deixe o ambiente com cara de que alguém passou por ali e usou um pouquinho o espaço. Chamamos isso de humanização dos ambientes. As fotos devem fazer parecer que tem alguém ali usando o local, mas que não esteja bagunçado. Fotos onde tudo está em seu devido lugar, sem objetos decorativos e janelas fechadas transmitem muita frieza e impessoalidade.

Por isso, faça fotos com janelas abertas e com o imóvel bem iluminado. Se for fazer fotos noturnas, garanta uma iluminação eficiente e aconchegante.

Utilize plantas e flores para humanizar o ambiente. Vale também deixar alguns utilitários de cozinha a mostra, caso você os disponibilize para os hóspedes, para que eles percebam essa vantagem. Entretanto, é importante que os hóspedes encontrem o imóvel muito parecido com o que viram nas fotos. Então, se tiver plantas e utensílios nas fotos, é importante que eles estejam lá na chegada do hóspede para que ele não se sinta enganado. 

3. Valorize a sua decoração

A decoração precisa ter personalidade e uma dica legal é deixar um objeto bem peculiar ou alguma decoração que seja herança de família, exposta. Para quem gosta de se conectar com a história e o estilo de vida do anfitrião, este pode ser um detalhe muito significativo e decisivo na hora de fazer a reserva. Caso o seu imóvel seja somente para locação e ninguém more lá, vale a pena pensar em contratar um profissional para desenvolver um projeto funcional, aconchegante e com personalidade.

Entretanto, personalidade e itens pessoais são coisas diferentes. É aconselhável que você   não deixe fotos de família, roupas e produtos de higiene pessoal visíveis nas fotos, e nem na chegada dos hóspedes. Evite qualquer peça religiosa ou política, a ideia é agradar o maior número de pessoas possível, e assim garantir o aluguel do imóvel.

4. Ganchos e apoios 

Pense que para quem está viajando, alguns apoios como ganchos na parede para apoiar bolsas e casacos, assim como cabideiros e prateleiras são muito importantes. Vale a pena pensar também se existe espaço para abrir a mala e deixar os pertences do dia a dia.

Banquinhos de apoio na entrada da casa para tirar e deixar os sapatos, e mesinhas nas laterais da cama, por exemplo, são itens simples, mas que garantem conforto e praticidade para quem não está na rotina da sua casa. São detalhes que proporcionam praticidade, e que as pessoas vão se lembrar e adicionar nas suas avaliações. Quanto melhores as suas avaliações, maiores as chances de receber mais hóspedes.

5. Organize o banheiro

Se o banheiro transmitir a ideia de limpeza, higiene e organização, garantimos que você já ganhou muitos pontos. Essa é uma das coisas que, para quem está procurando um local para alugar, chama a atenção nos comentários e avaliações. Use os comentários de quem já se hospedou no seu imóvel a seu favor.

Dê preferência para toalhas brancas, que transmitem mais sofisticação. Faça um rolinho com as toalhas e deixe em cima da bancada ou, se não tiver espaço, no quarto. Outra boa dica é deixar um cestinho decorativo a mostra, com alguns rolos de papel higiênico extra disponíveis. Assim o hóspede não precisará ficar procurando por esse item quando precisar. 

Se puder também deixe sabonete, um condicionador e um shampoo disponível para o hóspede. É um investimento baixo e pode facilitar a vida de quem viaja com mala pequena e valoriza qualquer espacinho extra na bagagem.

Além disso, para hóspedes que ficam por mais tempo e/ou onde a limpeza é feita somente uma vez por semana, vale a pena deixar itens de limpeza e sacos de lixo disponíveis em um armário. Isso pode fazer toda a diferença na imagem que você passa ao seu hóspede!

6. Instale um bom chuveiro 

Para quem está viajando, seja a passeio ou a trabalho, uma das melhores coisas é chegar em casa depois de um dia cheio de atividades e tomar um bom banho. Então, além de manter o banheiro limpo e organizado, busque instalar um chuveiro que garanta um banho confortável. Isso com certeza faz parte de uma boa experiência de aluguel do imóvel.

7. Eletrônicos modernos 

Independente de quem é seu público, é interessante ter uma smart TV, e alguns eletrodomésticos básicos na cozinha: fogão, geladeira e microondas. É importante que esses eletros estejam funcionando bem e, preferencialmente, sejam novos. Na maioria das vezes, em viagens, as pessoas preferem fazer as refeições na rua. Mas a garantia de poder jantar em casa nos dias mais cansativos é algo que pode fazer a diferença para alguns hóspedes.

Para facilitar a vida deles, deixe um bilhete com orientações de como ligar e usar os eletrodomésticos caso eles tenham alguma especificidade.

Uma outra dica que pode deixar a experiência do hóspede ainda melhor é deixar uma caixinha de som com bluetooth a disposição para que ele possa conectar os seus dispositivos.

8. Mobiliário confortável

Esse item é básico para quem quer ter um imóvel atraente no AirBnb: compre uma cama e um sofá confortável. Quando saímos da rotina, ter uma noite de sono revigorante melhora muito a nossa experiência, não é mesmo?

Além do conforto da cama, garanta que tudo esteja arrumado com cobertas e roupas de cama claras e aconchegantes. Isso vale tanto para o momento de receber os hóspedes, quanto para a produção das fotos.

9. Deixe o básico na cozinha

As pessoas buscam o AirBnB porque querem a experiência de se hospedar numa casa e se sentir confortáveis. Para isso, é fundamental que a cozinha tenha os utensílios básicos: um jogo de pratos, alguns talheres, cumbuca, xícaras, copos, panelas, etc.

Algumas pessoas se hospedam por dias e gostam de manter uma rotina onde podem preparar algumas das suas refeições em casa. Para deixar tudo mais prático e evitar que a pessoa tenha que comprar um pacote inteiro de sal, por exemplo, você pode deixar alguns temperos a disposição.

Lembre-se que a pessoa não conhece a sua cozinha, então tente deixar o mais organizado possível, pois isso tornará mais fácil de encontrar cada coisa. Se existir alguma louça que te traga memórias afetivas e que você não quer que os hóspedes utilizem por medo de quebrar, você pode deixar em um armário alto, ou tirar do imóvel enquanto estiver alugado.

10. Surpreenda e crie uma experiência 

Lembre-se de que as pessoas estão em busca de uma experiência positiva e cada detalhe importa. Portanto, deixe alguns bilhetes e agradinhos para quando o hóspede chegar. Não precisa ser nada muito caro ou elaborado. Pense em deixar alguns doces típicos em cima da mesa, um café pronto para ser passado na cafeteira, ou um simples chocolate, com um post it contendo a senha do wifi.

Outra sugestão é ajudar o seu hóspede a se localizar na cidade. Você pode preparar um mapa no Google Maps com os pontos de interesse próximos ao seu imóvel e enviar para o ele, ou ainda deixar um mapa físico a disposição em cima da mesa.

Por fim, seja sensível e demonstre que você está ali para tornar a experiência de seu hóspede a melhor possível. Isso fará com que você receba ótimas avaliações e se torne um super host! Aproveite essas dicas para transformar o seu imóvel, aos poucos ele vai se destacando na região e ficará alugado na maior parte do tempo.

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.