Sou comprador

Quem paga a comissão na permuta imobiliária?

Publicado em 24/12/2019, por .

Quando uma negociação envolve dois ou mais imóveis, a comissão de permuta é responsabilidade das duas partes.

Numa transação de compra e venda comum, intermediada por uma imobiliária, é mais fácil calcular a comissão do corretor de imóveis. Mas, quando falamos de uma permuta, algumas pessoas têm dúvidas sobre quem paga o valor da comissão, qual é a porcentagem correta e a partir de qual valor é feito o cálculo. 

O que é permuta 

A permuta significa uma transação de troca, onde as partes envolvidas trocam coisas de sua propriedade, entre si. Os bens trocados precisam ter um valor equivalente, sem que exista a necessidade de contraprestação em dinheiro. Por isso, em uma permuta também não existe um comprador ou um vendedor, visto que as duas partes cumprem os 2 papéis. Por exemplo: uma casa e um carro, por um apartamento. 

Além de garantir para ambas as partes a regularidade dos bens envolvidos na permuta, o corretor de imóveis, treinado e qualificado, também é fundamental para avaliar os imóveis e dar toda a segurança no processo, para que não haja dor de cabeça no futuro. O acompanhamento e intermédio de um corretor de imóveis garante que os bens envolvidos na troca tenham valores compatíveis, a fim de realizar a permuta de forma justa.

É fundamental que seja feito um contrato de corretagem entre as partes, com todas as informações dos proprietários e dos bens em questão, além dos honorários devidos, e outros detalhes da negociação.

O que é compra e venda 

Caso o valor dos bens de uma das partes não seja equivalente, existirá a necessidade de realizar o pagamento de uma diferença em dinheiro. Nesse caso, a transação passa a ser de compra e venda, onde uma das partes entrega o seu imóvel como parte do pagamento.Por exemplo: uma casa e uma quantia em dinheiro, por um apartamento.

Saiba como aumentar o valor do seu imóvel para realizar um ótimo negócio.

Quem paga a comissão na permuta 

Esta é uma questão imobiliária discutível e negociável, mas na maioria dos casos, o valor da comissão é dividido entre as partes. Em uma negociação de permuta o corretor de imóveis tem papel fundamental e bastante tempo dedicado às duas parte igualmente.

O corretor de imóveis precisa fazer a intermediação e oferecer um negócio justo, regular e seguro para as duas partes. Desta forma, tanto em uma transação de permuta, quanto de compra e venda que envolve um imóvel de menor valor como parte de pagamento, os honorários deverão ser pagos para o corretor que faz a intermediação da negociação, e cada proprietário faz o pagamento da parte que lhe cabe.

A remuneração do corretor deve ser feita de acordo com a tabela do CRECI (entre 6% a 8% sob o valor do imóvel). Quando a transação envolver diversos imóveis, a remuneração será devida pelos respectivos proprietários a quem estes contratarem, calculada sobre o valor de venda de cada um dos imóveis.

A ZELT tem excelentes oportunidade de negócios que aceitam permuta. Consulte um dos nossos corretores para avaliar o seu imóvel e intermediar a sua negociação.