Sou comprador

Apartamento Cobertura: 5 dicas para escolher um

Publicado em 15/01/2020, por .

Um apartamento cobertura une o melhor entre casas e apartamentos: mais espaço, com conforto e segurança. Confira abaixo dicas especiais para escolher a cobertura ideal!

Uma casa possui área externa, podendo ter jardim, piscina, área de festas, e outros espaços para lazer, porém pode não ser tão segura quanto um apartamento. Já o apartamento, apesar de não possuir área externa, traz mais segurança e possui menor custo de manutenção.

É nessa hora que pode surgir a ideia de um apartamento cobertura, uma vez que une o melhor das duas opções: espaço e segurança. E se você já está planejando adquirir uma cobertura, confira nossas dicas para escolher a ideal!

1. Atenção à vista da cidade

Se você gosta de relaxar admirando a vista da cidade, tanto diurna quanto noturna, o apartamento cobertura é realmente um sonho de consumo. Em um prédio ainda mais alto, você provavelmente se sentirá mais confortável, pois não contará com muitos vizinhos olhando para o apartamento, o que traz mais privacidade, não é mesmo?

Na hora de escolher uma cobertura, observe e analise qual visual mais se encaixa naquilo que você aprecia: rua movimentada, vegetação, morro, etc.

2. Analise a área diferenciada

As coberturas normalmente são maiores que os demais apartamentos de um edifício. Já reparou que são comuns prédios com quatro apartamentos por andar e apenas um ou dois na cobertura? É sempre importante observar que tipo área extra é essa: um dormitório a mais, uma sala maior ou uma área aberta externa. Se for aberta, a próxima dica é essencial!

3. Conheça as normas do condomínio

Caso o imóvel não tenha piscina, mas conte com uma área externa, talvez seja possível colocar uma piscina de sobrepor ou um ofurô e, além disso, construir um pergolado de madeira ou uma horta. Porém, caso isso interfira na fachada, só poderá ser construído com a permissão do condomínio. Por isso, peça o estatuto do condomínio e converse com o síndico para saber se poderá ou não construir algumas dessas melhorias no futuro. Saber isso pode influenciar muito a escolha entre um imóvel e outro.

4 . Entenda a ventilação e incidência do sol

Por serem imóveis maiores, normalmente as coberturas possuem mais de uma face do apartamento em fachada, o que permite a ventilação cruzada. Ou seja, o ar entra por uma janela e sai por outra, tornando o ambiente muito mais fresco. Outro fator importante é a insolação, então, dê preferência para apartamentos voltados para leste e norte. Essa posição garante luminosidade o dia todo, sem a incidência do sol mais forte, o da tarde.

A ZELT possui um time de corretores altamente capacitados que poderão lhe informar sobre a posição do imóvel em relação ao sol e tudo mais que você precisa saber para escolher a cobertura dos seus sonhos.

5 . Procure por boa impermeabilização

Uma das preocupações de quem compra uma cobertura é a impermeabilização. Como ela é o topo do edifício, podem ocorrer dois tipos de infiltrações nesse tipo de apartamento: o telhado do prédio estragar e de alguma maneira infiltrar o forro da cobertura ou a área externa não estar bem impermeabilizada e infiltrar para o apartamento abaixo dela.

Em um edifício novo, você terá a garantia da construtora caso algum desses problemas aconteça. Em um imóvel usado, é possível verificar de várias formas: olhar todo o forro do apartamento com cuidado e ver se não possuem manchas de umidade, olhar em volta dos ralos na área externa se não há uma separação entre o ralo e piso e conversar com o vizinho de baixo para ver se está tudo certo. Se detectar algo, converse com o atual proprietário para que ele corrija a infiltração ou contrate um profissional da área para fazer uma análise e entender quanto custaria para solucionar após à compra.

Na compra ou aluguel de um imóvel é sempre importante analisar todos os prós e contras com bastante atenção e cuidado para escolher o apartamento ideal para você.

Se você está em busca de uma cobertura, a ZELT possui uma seleção especial desse tipo de apartamento, tanto para alugar quanto para comprar, não deixe de conferir!