Sou investidor

Como começar a investir em imóveis

Publicado em 22/04/2020, por .

Confira as melhores dicas de como começar a investir no mercado imobiliário e saiba como rentabilizar o investimento realizado.

Investir em imóveis é um dos investimentos mais seguros que você pode fazer, além de apresentar alta durabilidade e ótima rentabilidade, é um meio muito eficiente de aumentar seu patrimônio.  Imóveis dificilmente estarão sujeitos a quebra de bancos ou quedas no mercado financeiro, de forma que sempre será possível aumentar a sua atratividade e o seu valor a médio e longo prazo.

O primeiro passo é definir o objetivo do investimento. Os principais motivos para começar a investir em imóveis são: economia em aluguel e aumento do patrimônio, rendimento extra através de aluguel ou o lucro através da venda com a valorização.

A partir da definição do objetivo, vamos te ajudar a começar um investimento em imóveis com dicas para cada uma das situações que podem surgir. Vale ressaltar que a nossa equipe de corretores tem a seleção dos melhores imóveis para investir em cada uma dessas situações, e também pode dar uma mãozinha para lucrar mais investindo em imóveis.

Aumento do patrimônio

Investir em imóveis é investir em você e na sua família, considerando o crescimento do seu patrimônio. Dessa forma, você traz mais segurança para o seu futuro e poderá obter lucro a partir do momento que decidir alugar ou vender o bem.

Esse tipo de investimento é ideal para quem pretende deixar a despesa do aluguel de lado e adquirir sua casa própria. Investir com foco em aumento do patrimônio também é válido para quem quer se mudar para um imóvel maior, com mais infraestrutura ou melhor localização. 

Outra alternativa é a compra de terrenos, uma vez que naturalmente se tornam cada vez mais escassos e a sua valorização a longo prazo é quase certa, sendo um eficiente meio de aumentar seu patrimônio com baixíssimo custo de manutenção ao longo do tempo.

Nestas situações, pode valer a pena investir em imóveis retomados pelo banco ou buscar um financiamento para fazer o seu primeiro investimento, encarando a parcela da sua aquisição como uma “poupança forçada”, com rendimentos consideravelmente maiores. 

Compra voltada para renda extra 

Outra possibilidade é a compra de imóveis comerciais ou residenciais com o objetivo de disponibilizá-los para aluguel. Ao decidir por esse tipo de investimento imobiliário, você, além de aumentar o seu patrimônio, visto que o imóvel seguirá sempre valorizando, também terá uma renda extra todo mês. 

Neste caso é fundamental estar atento(a) a questões como: previsão de investimentos públicos na região do entorno, regiões com potencial de crescimento, entre outras que favoreçam que o imóvel tenha grandes chances de estar sempre alugado. Confira aqui 10 dicas para comprar um imóvel para investir. 

Também é imprescindível analisar, no caso de compra de apartamentos com essa finalidade, a idade do prédio para que não se tenham chamadas de capital muito consideráveis para pintura do prédio e renovação do empreendimento, uma vez que essas despesas, mesmo com o imóvel alugado, são sempre do proprietário.

Compra de imóvel na planta para revenda

A opção de compra de imóveis na planta para venda posterior à finalização da obra, pode ser uma boa estratégia de investimento, já que dificilmente imóveis deixarão de valorizar pelo menos 10% ao ano (desconsiderando inflação). Muitas construtoras têm a opção de parcelar direto, corrigindo os valores apenas pelo CUB ou INCC, sem a necessidade de uma instituição financeira e, muitas vezes, esses valores não possuem juros; levando em considerando apenas a inflação da construção civil, o que pode ser uma grande oportunidade para começar a investir em imóveis. Na ZELT existem algumas opções de investimento com essa característica. 

Após definir o objetivo do seu investimento, é importante definir também o valor e a forma de investimento. Muitas vezes, um financiamento imobiliário pode ser necessário ou ideal para o seu caso, se bem calculado, ainda mais no cenário atual com baixa SELIC, onde os juros do financiamento habitacional estão nos níveis mais baixos da história. Nesse caso, peça a ajuda de um profissional; a compra de um imóvel pode ser burocrática e demorada, mas a equipe especializada da ZELT pode te dar todas as informações necessárias e te deixar mais seguro em relação às suas escolhas.

Gostou da ideia de investir em imóveis? Preparamos um ebook exclusivo sobre como lucrar com esse investimento, não deixe de dar uma olhadinha! Confira também as orientações da nossa equipe de profissionais sobre como começar, qual a rentabilidade e os benefícios de cada tipo de investimento. E caso já esteja decidido(a) a investir em imóveis, saiba como escolher um imóvel para investir.