A primeira informação importante é: o crédito associativo é válido apenas para compra de imóveis na planta. Ele é uma opção de financiamento organizada por construtoras ou incorporadoras para viabilizar a construção de um empreendimento.
A incorporadora divulga um determinado empreendimento e cria um grupo de compradores interessados nele. Quando o número mínimo de compradores é atingido, é firmado um contrato com um banco. Essa forma de financiamento não é oferecida em bancos privados, apenas pelo Banco do Brasil e pela Caixa Econômica Federal.
Nesse tipo de financiamento, o crédito é concedido direto ao comprador do imóvel, e não à incorporadora. Ou seja, o proprietário se responsabiliza por pagar o financiamento e o dinheiro é liberado em fases diretamente para a incorporadora utilizar na construção do imóvel.
Para liberar o crédito, os bancos analisam a viabilidade do empreendimento e o cronograma de obras, a fim de definir como será a liberação do dinheiro para a construtora. Durante a obra, os bancos também são responsáveis por checar se os valores estão sendo aplicados da maneira certa na construção. Apesar do acompanhamento do banco, a qualidade do empreendimento e o prazo da obra continuam sendo de responsabilidade da construtora, como em um financiamento comum.
Conforme a liberação do valor para a construtora, o comprador paga as taxas de juros mensalmente proporcional ao valor que está sendo liberado para a empresa, correspondente à sua unidade adquirida, claro. A vantagem disso é que, quando a TR está zerada, o saldo devedor do financiamento congela, sem correção, até a entrega do empreendimento, sem surpresas no futuro.
Para o comprador, a comprovação de renda para aprovação do financiamento é igual a qualquer outra modalidade. Para saber mais sobre como aprovar renda no financiamento habitacional, confirma esse post aqui.
Assim como todas as modalidades de financiamento, o crédito associativo tem suas vantagens e desvantagens. As principais vantagens são:
✓ Possibilidade de usar o FGTS para diminuir o valor do financiamento.
✓ Taxas de juros reduzidas, entre 5 e 8,16% ao ano, dependendo do valor do imóvel e comprovação de renda;
✓ Durante a construção, o proprietário paga somente juros referentes ao repasse para a incorporadora, e seu saldo devedor não é reajustado (quando contratado via TR e está negativo). Apenas depois da entrega das chaves que o financiamento realmente passa a amortizar;
✓ Economia com custos de cartório, já que o valor é calculado apenas sobre uma fração do terreno;
✓ O banco, obrigatoriamente, oferece seguro de conclusão de obra, garantindo mais segurança ao proprietário. Ou seja, se por ventura a construtora vier a falir, o próprio banco contrata nova empreiteira para finalizar a obra, visto que esse seguro fora contratado.
A única desvantagem é que a construção não inicia quando o contrato com a incorporadora é assinado, apenas quando se atinge o número mínimo de compradores, normalmente em torno de 70% do empreendimento.
Se você está em um busca de um imóvel para financiar, não deixe de conversar com um de nossos corretores. Além de te apresentar imóveis que estão disponíveis para financiamento através de crédito associativo, eles irão te auxiliar na escolha do melhor modelo de financiamento para você.
Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.