Sou comprador

Financiamento Habitacional: como conseguir a melhor taxa

Publicado em 10/11/2021, por .

É sempre bom conhecer as opções disponíveis antes de tomar uma decisão. Saiba como os bancos estipulam as taxas para a concessão do seu crédito imobiliário e como você pode economizar dinheiro com isso.

O melhor banco para financiamento é aquele que reúne as melhores condições, taxa de juros e prazo para pagamento. E não necessariamente nessa ordem de importância, pois em alguns casos, mesmo com a taxa maior, a parcela pode ficar ainda menor.

O que é a taxa de financiamento imobiliário?

São os juros cobrados pelas instituições financeiras na hora de liberar um crédito imobiliário. Ou seja, o banco empresta o dinheiro, mas ele precisa lucrar com essa operação. E esse lucro vem com os juros cobrados em cima das prestações. A instituição financeira se certifica de que você cumpre todas exigências para que as parcelas mensais sejam pagas normalmente até o fim do financiamento.

Como é composto o valor da prestação de um financiamento?

Ele é resultado da soma de várias partes. A composição é feita da seguinte maneira: Uma parte se destina à amortização da dívida, outra ao pagamento de juros, outra ao seguro, e uma última correspondente à taxa de administração do contrato. Esses valores podem variar de acordo com o sistema de amortização selecionado: SAC ou PRICE.

O que é o Custo Efetivo Total (CET)?

É o custo total, de fato, de todos os encargos e outras taxas que, junto com os juros, compõem a parcela do financiamento habitacional. 

O Banco Central tem uma resolução que obriga a instituição financeira a expor todas as informações e valores do Custo Efetivo Total, de forma transparente.

Qual a melhor taxa de juros para financiamento imobiliário?

A taxa de financiamento imobiliário varia de acordo com três fatores fundamentais:

  • Perfil de crédito cliente;
  • Prazo do financiamento;
  • Relacionamento com o banco.

As instituições financeiras liberam a taxa de financiamento de acordo com uma avaliação de risco individual. Mas não são apenas o seu histórico de crédito e a sua pontuação que contam nessa avaliação. O relacionamento com a instituição também é muito importante.

O que é a portabilidade de financiamento imobiliário?

É a transferência de uma operação de crédito, feita a pedido do cliente, de uma instituição financeira para outra. A pessoa que opta por esse tipo de operação busca condições mais vantajosas em relação ao contrato original de financiamento. 

Ou seja, se você fechar hoje a compra de um imóvel financiado, não significa que estará preso até o final das prestações nas mesmas condições. Você sempre pode seguir buscando condições melhores para, caso encontre, migrar seu contrato para outro banco.

Aqui na ZELT temos corretores qualificados para te ajudar nessa decisão tão importante e também a esclarecer todas as suas dúvidas. Vem realizar esse sonho do seu novo lar com a gente.