Sou investidor

Posso alugar apenas um quarto do meu imóvel no Airbnb?

Publicado em 17/09/2020, por .

Surgiu a dúvida se há possibilidade de disponibilizar um cômodo ou se é obrigatório fornecer o imóvel todo? A ZELT reuniu tudo que você precisa saber.

O aluguel por Airbnb tem o objetivo de hospedar uma ou mais pessoas e proporcionar experiências inovadoras tanto para o(s) hóspede(s) quanto para o anfitrião. Essa hospedagem é diária e, sendo assim, o preço é proporcional à quantidade de dias na acomodação.

Mas se você está interessado em alugar por Airbnb, já deve ter surgido a dúvida se há possibilidade de disponibilizar um cômodo ou se é obrigatório fornecer o imóvel todo. Para esclarecer o tema, a ZELT reuniu tudo que você precisa saber, de forma simplificada:

Você que manda – Desde que forneça as comodidades básicas

Sim, você pode alugar apenas um quarto do seu imóvel, e esse pode ser individual ou ainda compartilhado. Basta se cadastrar como anfitrião no Airbnb e anunciar o seu ambiente com as características dele, sinalizando na plataforma se o quarto é compartilhado ou individual e o que ele fornece.

Não se esqueça de que o Airbnb exige que você disponibilize algumas comodidades básicas, como toalhas, travesseiros, lençóis, eletrodomésticos para o dia a dia, entre outros. Ou seja, é permitido anunciar apenas um quarto do seu imóvel, desde que o hóspede tenha acesso ao necessário para ter uma estadia confortável e aconchegante.

Então, tenha em mente que provavelmente ele utilizará a sua cozinha para preparar refeições, o banheiro do imóvel para tomar banho, etc., e faça questão de ser cordial nesses casos para que o hóspede se sinta bem-vindo.

Estabeleça regras para a reserva do quarto

É muito importante que, quando você estiver cadastrando o anúncio do seu quarto no Airbnb, deixe bem claro quais são as regras para a reserva do ambiente. A própria plataforma sabe a importância disso, e criou as Regras da Casa, que você pode listar junto ao anúncio do seu imóvel, as quais o hóspede deve concordar antes de realizar a reserva.

Ou seja, você pode alugar um ou mais quartos do seu imóvel se desejar, mas essas acomodações devem proporcionar ao hóspede uma estadia agradável, com as comodidades básicas e o que você achar interessante para valorizar seu ambiente no Airbnb.

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.