Confere aqui os documentos que você vai precisar para a compra do seu lar dos sonhos:
DOCUMENTOS PESSOAIS DAS PARTES ENVOLVIDAS
O primeiro passo para a compra de um imóvel é reunir os documentos pessoais do comprador e do vendedor. São eles:
– RG e CPF: são documentos obrigatórios para a identificação do comprador e do vendedor;
– Comprovante de residência: para comprovar o endereço atual do comprador;
– Certidão de estado civil: para comprovar se o comprador é casado, solteiro, divorciado ou viúvo. Principalmente para o vendedor, uma vez que esse documento precisa confrontar com o inteiro teor do imóvel para certificar que o estado civil na matrícula esteja atualizado, caso contrário será necessário fazer esse ajuste antes de efetivamente concluir a operação;
– Certidão negativa de débitos trabalhistas: para comprovar que o vendedor não tem pendências trabalhistas.
DOCUMENTOS DO IMÓVEL
Além dos documentos pessoais, é importante reunir os documentos do imóvel que será comprado. São eles:
– Matrícula do imóvel: documento que registra todas as informações do imóvel, como proprietários anteriores, histórico de transações, entre outros. É importante solicitar esse documento atualizado no Registro de Imóveis competente, pedindo pelo Inteiro teor e Ônus e ações;
– Certidão negativa de débitos do imóvel: documento que comprova que o imóvel não tem nenhuma dívida em aberto, como IPTU, condomínio ou impostos;
– IPTU: o comprador deve solicitar o comprovante de pagamento do IPTU atualizado para saber se há alguma dívida em aberto;
– Habite-se: documento que comprova que o imóvel foi construído de acordo com as normas e regulamentações da prefeitura.
DOCUMENTOS DA TRANSAÇÃO
Por fim, é necessário reunir os documentos que comprovam a transação entre o comprador e o vendedor. São eles:
– Contrato de compra e venda: documento que estabelece as condições da transação, como o valor do imóvel, prazo de pagamento, forma de pagamento, entre outros;
– Comprovante de pagamento: é necessário ter um comprovante de que o comprador pagou o valor acordado na transação, seja à vista ou da entrada quando o restante do pagamento ocorre em parcelas;
– Documentos de outros bens envolvidos: Caso esteja recebendo outro imóvel como parte de pagamento ou até mesmo um veículo na venda, é muito importante solicitar esses documentos e efetivar a transação de propriedade deles para o nome do vendedor.
Vale ressaltar que a lista de documentos pode variar de acordo com a cidade e estado em que o imóvel está localizado, por isso é importante verificar quais são os documentos exigidos na região em que o imóvel se encontra.
Além de tudo isso, é importante contar com o auxílio de um advogado ou corretor de imóveis para verificar se tudo está em ordem antes de fechar negócio, e é por isso que estamos aqui te auxiliando, e esperando ajudar ainda mais nessa etapa tão importante da sua vida.
Nos vemos em breve, até a próxima!
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