Sou comprador

Vale a pena parcelar com a Construtora?

Publicado em 22/05/2019, por .

Saiba em quais situações vale a pena parcelar com a construtora e tome uma decisão mais assertiva.

A compra de um imóvel é sempre um passo importante na vida. Então, é muito natural que surjam dúvidas na hora de escolher qual a melhor forma de parcelamento ou financiamento. Nesse post, vamos apresentar vantagens e desvantagens para que você entenda se, na sua situação, vale a pena parcelar com a construtora.

Comprovação de Renda

O parcelamento direto com a construtora é muito procurado por quem quer fugir da burocracia bancária ou não consegue comprovar renda. Enquanto a maioria dos bancos exige que o valor da parcela mensal não comprometa mais que 30% da renda familiar, as construtoras são mais flexíveis nesse sentido, porque utilizam outros recursos para análise de crédito.

No financiamento com banco, a comprovação de renda deve ser feita através de contracheque ou holerite, contrato de prestação de serviços, notas fiscais emitidas ou pela declaração de imposto de renda. E isso tende a ser um pouco mais trabalhoso  para quem trabalha como freelancer, autônomo ou profissional liberal, porque existe uma dificuldade maior para apresentação de um documento formal comprovando renda, salvo situações onde haja declaração de Imposto de Renda. Nesses casos, o parcelamento com a construtora é uma ótima escolha porque a comprovação de renda pode ser feita através de extratos bancários e comprovantes de transações financeiras, ou até, em muito casos, uma simples análise cadastral já é o suficiente. Como segurança, a construtora geralmente usa o instrumento de alienação fiduciária e tem como garantia o próprio imóvel em questão.

Tempo de parcelamento

O financiamento direto com a construtora costuma ter o prazo mais curto, de até 5 ou 7  anos e, geralmente, possui reforços intermediários semestrais ou anuais. Já com uma instituição financeira, esse período pode chegar a 35  anos. Aqui vale a reflexão: em quanto tempo eu quero e/ou posso pagar o meu imóvel?

Atenção aos juros

Ao comprar com a construtora fique sempre atento aos juros cobrados em contrato. Normalmente tendem a cobrar apenas inflação da construção civil durante a obra, com índices como CUB ou INCC, e após a entrega cobram juros com algum outro índice inflacionário, com INPC, IPCA ou até o IGPM. Em alguns casos, a construtora cobra apenas o CUB até o final do parcelamento, mesmo após a entrega, o que torna o parcelamento ainda mais barato.

Quanto ao banco sempre varia conforme o valor do imóvel, renda comprovada, cidade em que se localiza, fundos dos recursos utilizados para liberar o crédito, entre outros fatores determinados por cada banco.

Em ambos os casos, é imprescindível o acompanhamento do seu corretor da ZELT para que possa lhe orientar para o melhor caminho possível!

Valor de entrada

Os bancos não parcelam mais que 80% do valor dos imóveis, salvo exceções pontuais que podem chegar a 90%, então a entrada deve ser de 20 a 30% do valor total. Com a construtora isso pode ser negociado, diminuindo o valor da entrada e propondo reforços maiores, por exemplo É importante ressaltar que cada construtora trabalha de uma maneira diferente e pode tratar a negociação com condições diferenciadas. O seu corretor sempre vai estar a par desses assuntos.

Seguro

O seguro habitacional é indicado em qualquer tipo de financiamento. Os seguro MIP (Morte e Invalidez Permanente) garante a anulação da dívida com a instituição em caso de morte e o DFI (Danos Físicos ao Imóvel) cobre danos ao imóvel por causas naturais. Ambos são essenciais na hora da compra de um imóvel. Reforçando que, para o caso de financiamento, esses seguros são obrigatórios e já vêm embutidos no valor da parcela. Com a construtora, estes seguros não existem enquanto houver parcelamento direto.

Procure orientações de um corretor

Em síntese, se você quer negociar o valor da entrada, fazer um parcelamento mais curto e menos burocrático, vale a pena considerar o parcelamento com a construtora. Mas se você busca um financiamento mais longo e com juros mensais menores, provavelmente o financiamento com o banco é melhor no seu caso. Todos os casos tem os seus prós e contras.

Se você está em busca de um imóvel, saiba que a melhor maneira de saber qual o melhor tipo de financiamento para você é através da consulta de um corretor de imóveis. Ele vai te apresentar todas as possibilidades e te guiar na escolha daquilo que mais se adequa ao seu bolso e ao seu estilo de vida. A ZELT possui um time de corretores extremamente qualificados que certamente podem te ajudar muito nessa escolha tão importante.

Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o nosso e-book “Tudo que você precisa saber antes de fazer um financiamento e não tinha para quem perguntar!”.