Sou comprador

Apartamento Garden: o que é e quais as vantagens

Publicado em 08/04/2020, por .

Saiba o que é um apartamento garden e quais as vantagens de morar em um.

Os apartamentos tipo garden ficam normalmente localizados no térreo ou no primeiro andar de um edifício, salvo exceções onde ficam em andares mais altos, quando há afunilamento nas plantas baixas do edifício. São excelentes opções pois geralmente possuem um terraço aberto, muito maior que a sacada dos outros apartamentos.

Durante muito tempo esses apartamentos apresentaram preços mais baixos porque os andares mais altos costumam ser mais valorizados. Entretanto, as construtoras e incorporadoras transformaram esse conceito, disponibilizando (e muitas vezes até entregando pronto) esse terraço com diferentes usos: piscina, deck, churrasqueira, pergolado e floreiras. Tornando-se uma forte alternativa para quem tem preferência por casas e não se habitua com a ideia de morar em apartamento. Outro nome para o apartamento garden é jardim privativo. Agora que você já sabe o que é, vamos às vantagens:

Ampliação do espaço de lazer

Alguns apartamentos já vêm com os adicionais prontos, em outros, você pode construir do seu jeito após a compra, visto que as construtoras normalmente entregam a estrutura reforçada para essas adequações. Caso o apartamento não tenha piscina, por exemplo, talvez seja possível colocar uma de sobrepor ou um ofurô e, além disso, construir um pergolado de madeira ou uma horta. Porém, se isso interferir na fachada, só poderá ser construído com a permissão do condomínio. Por isso, fique atento(a)  ao estatuto do condomínio e converse com o síndico para saber se poderá ou não construir algumas dessas melhorias no futuro.

Espaço aberto para crianças e pets

Essa é uma das principais vantagens: ter um espaço externo para as crianças brincarem ou para os pets ficarem mais livres. Por isso, esse tipo de apartamento é muito procurado por famílias que têm ou pretendem ter filhos. Em condomínios que não permitem piscina, é possível colocar uma mini quadra, parquinho e o que mais for atrativos para os filhos.

Valorização do imóvel

Os apartamentos garden são maiores que os demais porque o espaço do terraço é somado à área privativa. Além disso, por ter uma área livre, ele é considerado um imóvel mais versátil para venda e com cada vez mais procura.

Segurança

É uma ótima alternativa para pessoas que buscam um espaço externo grande, comum em casas, mas ainda preferem a segurança e o custo benefício de morar em um edifício.

Outra tipologia de planta baixa que pode oferecer esse espaço externo – porém com maior custo – são as coberturas. Muitas delas já contam com espaço aberto, já focando em atender esse perfil de cliente. Se você está em busca de um imóvel com essa área livre para ser transformada em um espaço de lazer, não deixe de conversar com um dos corretores ZELT para ele lhe apresentar os apartamentos gardens disponíveis ou conferir nosso conteúdo sobre o que procurar em uma cobertura.

Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.