São inúmeros os motivos que podem tornar um condomínio fechado uma excelente opção de moradia para famílias, inclusive maior segurança, uma vida mais privada e com mais tranquilidade, etc.
Confira aqui todas as vantagens de morar em um condomínio fechado.
Mas antes de tomar essa decisão, é importante analisar de que forma você construirá a casa dos seus sonhos, afinal, existem algumas regras que padronizam a construção em condomínio fechado e que podem até aumentar o padrão desse tipo de moradia, valorizando a sua compra.
Por isso listamos abaixo tudo que você precisa considerar ao planejar a construção da sua casa em condomínio fechado:
Regulamento do empreendimento
Para começar a construir no terreno, é fundamental ter conhecimento das regras do condomínio, e para isso você precisa ler atentamente ao regulamento disponibilizado pela construtora.
Neste documento serão registradas todas as exigências do empreendimento, minuciosamente, e elas deverão ser seguidas para o projeto da casa, durante as obras e inclusive na convivência com seus vizinhos no condomínio.
Ou seja, essas normas servem para tornar o condomínio fechado atrativo e também garantir a viabilidade do empreendimento, então você poderá construir como desejar, respeitando esse regulamento.
Limites e regras para a construção
Outro fator que você precisa considerar na hora de construir é com relação às características da obra. Por exemplo, as dimensões da frente, dos fundos e das laterais e a altura mínima ou máxima da sua futura casa estarão dispostas no regulamento do empreendimento.
Esses limites precisam ser respeitados ao desenvolver o projeto com o arquiteto, mas você não precisa se preocupar em perder espaços do seu lote, afinal, essas regras servem para garantir a privacidade da sua família, já que sua casa ficará a uma certa distância das outras residências do condomínio.
Além disso, algumas construtoras podem definir regras ainda mais específicas, como o tamanho mínimo da obra, a fim de evitar a construção de imóveis muito pequenos, ou também limitar o número de pavimentos para que não seja construído um prédio dentro do condomínio.
Mas é importante ter em mente que essas regras sempre precisam obedecer ao plano diretor da cidade, deixando área permeável, respeitando a taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento do terreno.
Dica ZELT: Lembre-se de que todas essas normas são elaboradas para manter um padrão nas construções do condomínio fechado e, assim, valorizar ainda mais esses imóveis, inclusive o seu. Converse com seu arquiteto e elabore um projeto ideal para a sua família que siga as regras da construtora.
Você sabe a diferença entre condomínio fechado e loteamento? Clique aqui e leia sobre o assunto.
Gerenciamento de materiais na obra
Ao botar seu projeto em prática e iniciar a construção, alguns cuidados devem ser tomados durante a obra. Por exemplo, é fundamental:
– Manter a limpeza no local;
– Armazenar os materiais de forma correta e responsável;
– Cuidar com a localização de caçambas;
– Atentar-se ao uso das calçadas para não atrapalhar o convívio com seus vizinhos.
Por isso, mantenha uma comunicação alinhada com o mestre de obras para que todas as normas estipuladas pelo empreendimento sejam atendidas.
Regras específicas sobre muros
Geralmente, prezando o padrão de construção e um ambiente aconchegante para os moradores, as construtoras estipulam normas com relação aos muros de cada casa.
Alguns empreendimentos não permitem que a casa seja toda murada, já outros estipulam que só a frente da casa não poderá ser murada. Então, essa regra dependerá do que for solicitado nas normas de construção do empreendimento.
Por isso, é importante ficar atento(a) com relação a todas as regras estipuladas para a construção da sua casa, que têm o objetivo de preservar sua segurança e privacidade e também proporcionar uma boa relação entre vizinhos.
Clique aqui e saiba por que um condomínio fechado é mais seguro para a sua família.
Prazo de construção
Como você pôde observar, a quantidade e a especificidade das regras para construção dependerão da construtora e do empreendimento, que inclusive, se for adquirido enquanto está em obras, ou até mesmo no lançamento, podem estipular datas para você iniciar a construção da sua casa.
CONCLUSÃO
Para desenvolver o projeto da casa dos seus sonhos em um condomínio fechado e realizar as obras da melhor forma, você precisa conhecer as regras definidas pelo empreendimento.
Cada construtora poderá elaborar um documento com essas normas do jeito que preferir, mas é importante que, ao interessar pelo negócio, você tome conhecimento de todos esses fatores que influenciarão seu imóvel e a vida da sua família.
Pensou imobiliária em Blumenau? É ZELT.