Sou locatário

O que é garantia locatícia para alugar um imóvel?

Publicado em 26/11/2020, por .

Se você está considerando alugar um imóvel, é essencial conhecer o conceito de garantia locatícia e como ela pode influenciar os seus gastos e a sua locação.

Então confira abaixo tudo que você precisa saber sobre garantias locatícias e como escolher a ideal para alugar um imóvel.

O que é a garantia locatícia?

A garantia locatícia fornece segurança ao proprietário do imóvel e ao locatário que está alugando o mesmo, e segundo a Lei do Inquilinato, pode ser exigida na locação de imóveis. Essa questão funciona de forma bem simples: caso o inquilino, por algum motivo, não consiga arcar com os custos de seu aluguel, como aluguel, condomínio ou até conta de luz, por exemplo, a garantia locatícia, que funciona como um seguro, pode cobrir essas despesas.

Além disso, no final do período do contrato de locação, caso haja danos no imóvel ou o locatário tenha que realizar alguma manutenção, a garantia locatícia também arcará com os custos, dependendo da modalidade. Mas é importante reforçar que, diferente dos fiadores, esses custos devem ser reembolsados diretamente com a seguradora, podendo ser negociado da melhor maneira possível.

OUTROS TEMAS QUE PODEM SER INTERESSANTES PARA VOCÊ…

👉 Como alugar um imóvel sem fiador?

👉 Assinatura digital vale em contrato de locação?

👉 Quais os gastos totais de um inquilino no imóvel?

Quais são os tipos de garantia?

Agora que você já conhece a definição de garantia locatícia, é importante saber quais as principais modalidades para que você possa realizar a melhor escolha ao alugar um imóvel:

Fiador

Uma pessoa de confiança se coloca como garantia no contrato de locação, sendo responsável caso o locatário fique inadimplente. Nesse caso, geralmente é exigido que o fiador tenha pelo menos um bem em seu nome, além de apresentar uma comprovação de renda. Neste caso, o fiador responde diretamente pela adimplência do contrato, geralmente no mesmo peso que o próprio locatário.

Seguro fiança

Uma seguradora é contratada e esse processo também consta em contrato de locação. O inquilino paga uma mensalidade juntamente com o valor do aluguel e, havendo necessidade, a seguradora arca com os custos do locatário e negocia, posteriormente, o reembolso diretamente com ele. É importante observar, nesse caso, o que a seguradora cobre, pois isso pode variar de empresa para empresa.

Cartão de crédito

Essa modalidade tem sido cada vez mais utilizada pelos locatários por conta da praticidade e rapidez para fechar negócio, além de normalmente ser o mais barato. Ao optar por essa garantia locatícia, o inquilino é cadastrado em uma empresa que fornece esse serviço, tudo intermediado pela imobiliária, para facilitar. Em seguida, o locatário deve assinar um termo de compromisso com essa empresa prestadora do serviço, que cobrará uma porcentagem em cima do valor do aluguel, mensalmente, diretamente no cartão.

Título de capitalização

Funciona como caução, em que o locatário paga 6 meses adiantados (negociável) referentes ao valor do aluguel para uma seguradora e, caso fique inadimplente, esse valor é utilizado para cobrir esses débitos. Já se o inquilino manter em dia os pagamentos, após sua saída do imóvel e encerramento do contrato de locação, o dinheiro será devolvido, corrigido pela TR. Além disso, geralmente esses programas oferecem benefícios como concorrer a prêmios de até duas vezes o valor do título, sorteados pela Loteria Federal.

Como escolher a ideal?

Ao alugar um imóvel, é preciso pensar sobre qual a melhor opção de garantia locatícia, considerando as vantagens e as desvantagens de cada uma.

Para facilitar a sua escolha, separamos algumas perguntas que você pode fazer a si mesmo(a) para decidir a sua garantia locatícia:

✓ Tenho algum conhecido ou familiar que estaria disposto a ser meu fiador?

✓ Esse possível fiador tem imóvel no nome e pode comprovar que possui renda suficiente?

✓ Já considerei a despesa de um seguro fiança nos valores que gastarei com o aluguel?

✓ O que é preciso que a seguradora cobre caso eu opte por seguro fiança?

✓ Tenho um cartão de crédito para utilizar essa modalidade como garantia locatícia?

✓ Quais empresas podem me oferecer esse serviço de cartão de crédito como garantia durante a locação?

✓ Tenho um valor guardado que possa usar como título de capitalização?

Entendemos que alugar um imóvel requer atenção a alguns detalhes, mas com a locação 100% digital da ZELT, você pode alugar um imóvel de forma simples e rápida, com todo o suporte necessário. Desde o primeiro contato, fazemos questão que toda a sua locação seja o menos burocrática possível, e que essa experiência seja cheia de alegrias!

Pensou em imobiliária em Blumenau? É ZELT.