Sou comprador

A Escolha do Imóvel para Comprar: o que você deve considerar

Publicado em 17/12/2020, por .

Realizar o seu sonho de comprar um imóvel é uma decisão que envolve muitas questões. Saiba como escolher o imóvel ideal com as dicas que preparamos abaixo!

Você já decidiu que quer comprar seu primeiro imóvel ou dar um upgrade e investir em uma casa ou apartamento com mais conforto para a sua família. Agora, é hora de analisar alguns fatores para tomar a decisão e escolher o imóvel ideal. Para facilitar, selecionamos abaixo tudo que você precisa considerar. Confira!

A decisão de comprar um imóvel deve ser tomada com cautela, e analisando algumas características essenciais para escolher a opção ideal. Pode parecer complicado, mas calma, se você não sabe nem por onde começar, a equipe ZELT listou abaixo cada um dos fatores que você deve considerar: 

Analise as necessidades da sua família

Antes de mais nada, é fundamental entender o motivo pelo qual você e sua família querem e estão pensando em comprar um imóvel. Querem um lar próprio para vocês? Precisam de mais espaço? Desejam morar mais perto do trabalho e das escolas? Converse com cada membro da família e cheguem a essa conclusão juntos, analisando porque a hora de comprar um imóvel é agora.

Escolha entre os tipos de imóveis

Com o motivo definido, será mais fácil definir a próxima questão: qual o tipo de imóvel ideal para a sua família? Uma casa? Com jardim ou não? Um apartamento? Com terraço? Uma cobertura? Verifique todas as possibilidades e novamente cheguem à conclusão juntos, considerando a opinião, as necessidades e os desejos de cada membro da família.

OUTROS TEMAS QUE PODEM SER INTERESSANTES PARA VOCÊ…

👉 Quanto precisa de renda para financiar um imóvel?

👉 8 Dicas para comprar um apartamento usado

👉 É melhor financiar com a construtora ou com o banco?

Defina a quantidade de quartos

O próximo passo é verificar quantos dormitórios tem de haver no imóvel: a suíte de casal terá closet? Cada criança terá um quarto ou também serão suítes? É necessário um espaço para home office? Considere também se é costume da família receber visitas, pois nesse caso é necessário contabilizar juntamente com a quantidade de quartos desejada para o futuro imóvel. Esse item é muito importante para garantir o conforto de todos os moradores do imóvel, então planeje-se para não ter retrabalho com o projeto do seu lar futuramente, e assim, consequentemente economizar dinheiro no futuro.

Pense na mobília e no dia a dia

É fundamental considerar, principalmente no seu orçamento, como você pretende decorar seu futuro imóvel. Afinal, esses gastos precisam ser considerados desde já, então reflita se pretende fazer os móveis sob medida e quais móveis você já tem e levará para o novo imóvel. Dessa forma, você fará a melhor escolha com relação à planta, que pode ter os ambientes integrados, ou bem divididos, e tendo conhecimento da mobília que pretende utilizar, poderá optar pela opção que mais combina com você.

Além disso, considere também a rotina de todos os moradores, se a família possui pets, quanto tempo costumam utilizar cada ambiente, se desejam um espaço para realizar confraternizações, etc. Dessa forma, você consegue complementar as necessidades estipuladas anteriormente e, assim, saber as características ideais do seu futuro lar.

Clique aqui e confira dicas para escolher entre imóvel na planta, pronto ou usado.

Pesquise o bairro e a localização ideais

Essa etapa é fundamental para fazer uma boa escolha. Depois de pensar na rotina da sua família, analise quais os principais locais da cidade que vocês mais frequentam, onde fica o trabalho de cada membro, onde está localizada a escola dos filhos, etc. Assim, você definirá qual bairro proporcionará mais conforto e praticidade.

Confira o que não pode faltar em relação à segurança

Um dos fatores mais importantes ao escolher um imóvel é a segurança que ele possui, afinal, esse será seu lar, e você deseja poder morar nele com muita tranquilidade, não é mesmo? Então, analise onde ele está localizado, como é a vizinhança, quais estabelecimentos estão próximos, se há hospitais, farmácias, etc., se há ponto de ônibus próximo ao imóvel, enfim, ao realizar a visita, repare como você se sente e se imagine morando no local.

Defina quanto você pode investir e faça um planejamento

Agora que você já analisou quais características compõem o seu imóvel dos sonhos, é necessário planejar como alcançar esse objetivo. Então, coloque na ponta do lápis qual o seu orçamento, quanto você pode dar de entrada, se há possibilidade de fazer financiamento, qual o valor ideal para a parcela, etc. Planeje cada detalhe para conquistar e concretizar o seu sonho.

Você sabia que a ZELT possui uma planilha automatizada para planejamento financeiro? Clique aqui e faça o download gratuitamente.

CONCLUSÃO

Existem diversos itens que você precisa analisar antes de escolher um imóvel para comprar, e é fundamental que cada fator seja tratado com muita atenção, pois é a realização do seu sonho! Então, tomar essa decisão requer muito carinho, e a equipe ZELT está preparada para acompanhar você nessa jornada. Entre em contato conosco, e vamos analisar cada um desses itens juntos para garantir que você faça a melhor escolha!