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O que você PRECISA saber sobre Condomínio e não te contaram

Publicado em 28/05/2021, por .

Ao alugar um apartamento, é preciso ter conhecimento de como funciona o condomínio, transferência de titularidade e também as despesas. Mas não se preocupe, o assunto é simples e reunimos abaixo tudo que você precisa saber sobre condomínio.

Como fazer a transferência de titularidade?

Caso você esteja alugando um apartamento, você precisa realizar a transferência de titularidade do condomínio para o seu nome.

Para isso, o primeiro passo é procurar a administradora de condomínio ou o síndico do prédio e solicitar que seja feita a transferência. Então, é preciso transferir nome, contato e também e-mail para receber a fatura do condomínio online. Em muitos casos é provável que solicitem uma cópia do contrato de locação para conferir os dados.

E atenção! É responsabilidade do locatário conferir se a titularidade foi realmente transferida. Até porque isso faz parte do contrato de locação, e lembre-se: ficando inadimplente com o condomínio, além de ter que pagar desagradáveis multas e juros por atraso, também fica inadimplente com seu contrato de locação.

Como funcionam as despesas extraordinárias?

Outro detalhe importante sobre condomínio é que todas as despesas extraordinárias, como fundo de reserva e chamada de capital, que de acordo com a lei do inquilinato, são de responsabilidade do proprietário e não do locatário, então o locatário tem o direito de receber desconto desse valor no próximo aluguel.

Ou seja, o fundo de reserva, aquela taxa de 10% cobrada no condomínio e que tem o intuito de fazer um caixa para emergências, é uma despesa que não é do locatário, e sim do proprietário do imóvel. Afinal, é um valor que o locatário nunca irá usufruir quando eventualmente desocupar o imóvel.

Já a chamada de capital, aqueles valores extras cobrados para alguma reforma no prédio, como pintar a fachada, instalar um sistema de segurança, reformar o salão de festas, ou seja, são despesas que não farão parte do dia a dia do condomínio e de alguma forma valorizarão a propriedade do locador, então também é uma despesa do proprietário do imóvel.

Clique aqui e leia mais sobre como funciona o pagamento da chamada de capital.

Então, para ganhar esse desconto no aluguel, você, locatário, precisa sempre enviar para a ZELT, no email “locação@zelt.com.br’‘, a fatura do condomínio junto com o comprovante de pagamento.

É muito importante que você envie até o dia 25 do mês que você recebeu, assim você ganha desconto no próximo mês. Caso você não consiga enviar em tempo hábil, não tem problema, você continua recebendo esse desconto, só que no segundo mês a partir do momento que você enviou.

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Como você viu, o condomínio não é um assunto complicado na locação. Mas ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo email locacao@zelt.com.br, teremos prazer em te auxiliar, cliente ZELT!

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